A singularidade da fuga do olhar de Daniela, na lente do documentarista Eduardo Coutinho
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.192-203Palabras clave:
Artes visuais, interdisciplinaridade, cinema documentário, comunicação artísticasResumen
O gênero documentário teria condições de transmitir uma ideia do real, ou trata-se de ficção? Quais os efeitos que a conversa entre o diretor (registrada pela câmara) e uma pessoa qualquer provocam no espectador? Por meio da leitura e análise semiótica do episódio de Daniela frente ao diretor Eduardo Coutinho (e a câmara), procuramos refletir sobre a interpretação de documentários a partir da análise de um episódio. Assim se coloca a pergunta: que singularidade pode ser percebida na interação de Daniela com o diretor Eduardo Coutinho? Busca-se abordar as singularidades de Daniela e outras questões que surgirem da leitura e análise semiótica do filme e tecer considerações finais sobre a singularidade do olhar de Daniela, visto pela lente do documentarista Eduardo Coutinho.
Descargas
Citas
ANDACHT, F. Os signos do real no cinema de Eduardo Coutinho. Devires. Ciência e Humanidades, vol. 4 (2), 2007, p. 42-61.
BRAGA, J. L. Comunicação, disciplina indiciária. MATRIZes, n. 2, abr. 2008, p. 74-88.
COUTINHO, E. Edifício Master. DVD. Videofilmes, 2005.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Ed. UnB, 2001.
GREIMAS, A. J. & LANDOWSKI, E. Análise do discurso em Ciências Sociais. São Paulo: Global, 1986.
PEIRCE, C. S. Escritos coligidos (Collected papers of C.S. Peirce).Os pensadores: Peirce. 3ª. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. 2ª. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).