A singularidade da fuga do olhar de Daniela, na lente do documentarista Eduardo Coutinho

Authors

  • Ricardo Uhry Universidade Tuiuti do Paraná
  • Andacht Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.192-203

Keywords:

Artes visuais, interdisciplinaridade, cinema documentário, comunicação artí­sticas

Abstract

O gênero documentário teria condições de transmitir uma ideia do real, ou trata-se de ficção? Quais os efeitos que a conversa entre o diretor (registrada pela câmara) e uma pessoa qualquer provocam no espectador? Por meio da leitura e análise semiótica do episódio de Daniela frente ao diretor Eduardo Coutinho (e a câmara), procuramos refletir sobre a interpretação de documentários a partir da análise de um episódio. Assim se coloca a pergunta: que singularidade pode ser percebida na interação de Daniela com o diretor Eduardo Coutinho? Busca-se abordar as singularidades de Daniela e outras questões que surgirem da leitura e análise semiótica do filme e tecer considerações finais sobre a singularidade do olhar de Daniela, visto pela lente do documentarista Eduardo Coutinho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Uhry, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutorando em Comunicação e Linguagens (Universidade Tuiuti do Paraná UTP), Mestre em Administração (Universidade Federal do Paraná UFPR), especialista em Linguí­stica e Literatura Brasileira (UFPR), linguista e escritor, fotógrafo, professor da Faculdade URCI, pesquisador voluntário e coordenador do Núcleo de Pesquisas de Curitiba da Universidade Rose-Croix Internacional URCI; membro do grupo de pesquisa INCOM Interações comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (UTP). E-mail: ricardouhry@yahoo.com.br. https://orcid.org/000-0001-6296-7258.

Andacht, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Professor do PPG Comunicações em Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Director del Instituto de Comunicación, Profesor Titular del Depto. de Teoría, Investigador (SNI-ANII, Nivel II), Facultad de Información & Comunicación.

References

ANDACHT, F. Os signos do real no cinema de Eduardo Coutinho. Devires. Ciência e Humanidades, vol. 4 (2), 2007, p. 42-61.

BRAGA, J. L. Comunicação, disciplina indiciária. MATRIZes, n. 2, abr. 2008, p. 74-88.

COUTINHO, E. Edifí­cio Master. DVD. Videofilmes, 2005.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasí­lia: Ed. UnB, 2001.

GREIMAS, A. J. & LANDOWSKI, E. Análise do discurso em Ciências Sociais. São Paulo: Global, 1986.

PEIRCE, C. S. Escritos coligidos (Collected papers of C.S. Peirce).Os pensadores: Peirce. 3ª. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. 2ª. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Published

2022-06-28 — Updated on 2022-07-11