A singularidade da fuga do olhar de Daniela, na lente do documentarista Eduardo Coutinho
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.192-203Keywords:
Artes visuais, interdisciplinaridade, cinema documentário, comunicação artísticasAbstract
O gênero documentário teria condições de transmitir uma ideia do real, ou trata-se de ficção? Quais os efeitos que a conversa entre o diretor (registrada pela câmara) e uma pessoa qualquer provocam no espectador? Por meio da leitura e análise semiótica do episódio de Daniela frente ao diretor Eduardo Coutinho (e a câmara), procuramos refletir sobre a interpretação de documentários a partir da análise de um episódio. Assim se coloca a pergunta: que singularidade pode ser percebida na interação de Daniela com o diretor Eduardo Coutinho? Busca-se abordar as singularidades de Daniela e outras questões que surgirem da leitura e análise semiótica do filme e tecer considerações finais sobre a singularidade do olhar de Daniela, visto pela lente do documentarista Eduardo Coutinho.
Downloads
References
ANDACHT, F. Os signos do real no cinema de Eduardo Coutinho. Devires. Ciência e Humanidades, vol. 4 (2), 2007, p. 42-61.
BRAGA, J. L. Comunicação, disciplina indiciária. MATRIZes, n. 2, abr. 2008, p. 74-88.
COUTINHO, E. Edifício Master. DVD. Videofilmes, 2005.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Ed. UnB, 2001.
GREIMAS, A. J. & LANDOWSKI, E. Análise do discurso em Ciências Sociais. São Paulo: Global, 1986.
PEIRCE, C. S. Escritos coligidos (Collected papers of C.S. Peirce).Os pensadores: Peirce. 3ª. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. 2ª. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).