A Revisão Integrativa como método para síntese do conhecimento aplicado a estudos sobre o artista Athos Bulcão
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.186-202Palabras clave:
Athos Bulcão, Metodologia, Artes Visuais,Resumen
Autor de importantes obras no cenário nacional e algumas em âmbito internacional, Athos Bulcão (1918-2008) possui uma produção que se caracteriza, principalmente, por estar presente em diferentes contextos e em espaços pouco tradicionais para objetos de arte. Apontado como "artista múltiplo" , seu universo de atuação suscita uma grande quantidade de publicações que incluem, depoimentos, entrevistas, inventários, pesquisas, artigos, dissertações, textos curatoriais, críticas e outros materiais bibliográficos e documentais. Contudo e apesar dessa amplitude de trabalhos, têm-se a percepção de que a sua produção está sub explorada nas pesquisas acadêmicas, pois, muitas vezes, esses documentos fracionam a obra do artista, privilegiando determinadas linguagens ou conjuntos de artefatos em detrimento de outros. Nesse sentido, o artigo que se apresenta, que é adaptação de um capítulo da pesquisa de doutorado defendida em 2020, busca entender qual o estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre Athos Bulcão, para isso optou-se pelo desenvolvimento de uma Revisão Bibliográfica na Modalidade Integrativa, "[...] assim denominada por fornecer informações mais abrangentes sobre um evento particular, interconectando elementos isolados dos estudos existentes." (SAMAPAIO; MANCINI, 2007, apud FREITAS; CARVALHO; MENESCAL, 2010, p.4). Esta metodologia mostra-se promissora para a investigação de artistas e suas produções, sobretudo, quando se tem à disposição muitas informações a serem sistematizadas.
Descargas
Citas
ADAM, Luciana Fonseca de Melo. A relação arte - arquitetura no trabalho de Athos Bulcão para o Teatro Nacional de Brasília: concepções e materializações (1958-1981). 2018. 239 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/55666>. Acesso em: 01 set. 2018.
BAXANDALL, Michael. Padrões de Intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BULCíO, Athos. Depoimento - Programa de História Oral. Brasília, Arquivo Público do Distrito Federal, 1988.
CARDOSO, Sandra Magda Mattei. Os azulejos de Portinari e Athos Bulcão como elementos ornamentais da arquitetura modernista no Brasil. Revista Thêma Et Scientia, Cascavel, v. 2, n. 2, p. 65-74, jun. 2012. Semestral. Edição Especial de Arquitetura e Design. Disponível em: <http://www.themaetscientia.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/110>. Acesso em: 01 out. 2017.
COSTA, Marcus de Lontra. Sinfonias de modernidade. 1987. Texto publicado originalmente na Revista Módulo. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/artigos>. Acesso em: 05 set. 2017.
COSTA, Marcus de Lontra. Athos Bulcão: tradição e modernidade. Rio de Janeiro: ADUPLA, 2017. 64 p. Catálogo de Exposição realizada na Caixa Cultural de Salvador de 12 de julho a 20 de agosto de 2017.
CUNHA, Camila Xavier da. ARARQUIAZULATHOS: Relações Estéticas entre os Azulejos de Athos Bulcão e o Plano Piloto de Brasília. 2016. 188 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Artes, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: < http://repositorio.unb.br/handle/10482/22842>. Acesso em: 23 out. 2017.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Introdução: Rizoma. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, Volume 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. p. 10-36.
DUARTE, Bárbara. Integração das artes: os azulejos de Athos Bulcão. Visualidades, [s.l.], v. 6, n. 12, p. 49-59, abr. 2008a. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18069. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18069>. Acesso em: 02 nov. 2017.
DUARTE, Bárbara Pinto. VENTANIA, DE ATHOS BULCíO: ruptura e integração. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade de Brasília-UnB, Brasília, 2009. Disponível em: < http://www.repositorio.unb.br/handle/10482/3839>. Acesso em: 12 nov. 2017.
DUARTE, Paulo Sergio. Sentido e urbanidade. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2008b. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/pdf/Sentido%20e%20urbanidade%20-%20Paulo%20S_rgio%20Duarte%20port.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2017.
FARIAS, Agnaldo. A obra de Athos Bulcão, ponto alto da vertente construtiva. In: SEMINíRIO DOCOMOMO BRASIL - Cidade Moderna e Contemporânea: Síntese e paradoxo das artes, 8., 2009, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: Docomomo Brasil, 2009. p. 1-11. Disponível em: < http://docomomo.org.br/course/8-seminario-docomomo-brasil-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 25 jan. 2018.
FREITAS, Ranielder Fábio de; CARVALHO, Cintya Oliveira de; MENESCAL, Richarley Envangelista. Design Emocional e o designer como interpretador de desejos e necessidades: Revisão de Literatura. Estudos em Design, v. 18, n. 1, p. 1-18, jan. 2010. Semestral. Disponível em: <http://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/46>. Acesso em: 10 set. 2015.
FUNDATHOS (Brasil). Fundação Athos Bulcão. Athos Bulcão: O artista. 2014. Disponível em: <https://fundathos.org.br/>. Acesso em: 03 fev. 2016.
HERKENHOFF, Paulo. Para ver melhor Athos Bulcão. 1987. Apresentação da exposição individual Pinturas, Máscaras e Objetos Espaço Capital, Brasília e Galeria Saramenha, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/artigos>. Acesso em: 10 nov. 2017.
IPHAN-DF, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil). Superintendência do IPHAN no Distrito Federal. Sandra Bernardes Ribeiro; Thiago Pereira Perpétuo (coord.). Inventário da obra de Athos Bulcão em Brasília. Brasília: Iphan, 2018. 210 p. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/athosbulcatilde_menor.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2019.
LAGO, André Correa do. Athos Bulcão. In: CABRAL, Valéria Maria Lopes. (Org.). Athos Bulcão. 1 ed. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2009, v. 1, p. 27-29. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/pdf/Athos%20Bulc_o%20-%20Andr_%20Correa%20do%20Lago%20port.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2017.
LEíO, Leandro. A diluição do plano bidimensional no espaço: análises e relações entre quatro obras seminais de integração arquitetônica de Athos Bulcão. In: VIII EHA - Encontro de História da Arte, 8., 2012, Campinas. Anais... . Campinas: Unicamp, 2013. p. 341 - 359. Disponível em: <http://www.unicamp.br/chaa/eha/atasVIIIeha.html>. Acesso em: 03 jan. 2018.
LIMA, João Filgueiras. Athos Bulcão. In: CABRAL, Valéria Maria Lopes; MARTINS, Rosanalha; PANITZ, Marília. Azulejos em Brasília, azulejos em Lisboa: Athos Bulcão e a tradição da azulejaria barroca. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2013. p. 57-59. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/arquivos/Catálogo Athosmiolo.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2017.
MADEIRA, Angélica. A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967). Tempo Social: Revista Sociologia, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 187-207, out. 2002. Disponível em: < http://www.periodicos.usp.br/ts/article/view/12389>. Acesso em: 09 nov. 2017.
MELO, Magda M.. Síntese das Artes na Arquitetura de Oscar Niemeyer. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, v. 24, n. 00, p. 121-130, set. 2003. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3841>. Acesso em: 03 fev. 2018.
MORETZSOHN, Carmem. Habitante do silêncio em Brasília: Entrevista concedida pelo artista ao Jornal de Brasília, publicada no dia 2 de julho de 1998. In: CABRAL, Valéria Maria Lopes. (Org.). Athos Bulcão. 1 ed. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2009, v. 1, p. 356-363. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/pdf/Habitante do silencio em Brasília - Carmem Moretzsohn port.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2017.
OLIVEIRA, Fabiana Carvalho de. Estratégias para a preservação do patrimônio cultural moderno: Athos Bulcão em Brasília (1957-2007). 2012a. 186 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Preservação do Patrimônio Cultural, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/450>. Acesso em: 20 fev. 2018.
OLIVEIRA, Fabiana Carvalho de. Os painéis de Athos Bulcão na arquitetura de Brasília: Uma tradução Candanga do Projeto Construtivo Brasileiro?. In: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 21., 2012b, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANPAP, 2012. p. 1399-1411. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2012/pdf/simposio8/fabiana_carvalho.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.
OLIVEIRA, Fabiana Carvalho de. Ressignificações das obras de Athos Bulcão nos espaços de Brasília: Entre a obra de arte e o ornamento. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade de Brasília-UNB, Brasília, 2013. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/14890>. Acesso em: 10 mai. 2017.
PANITZ, Marilia. O imaginário segundo Athos Bulcão. In: FUNDATOS (Brasil). Fundação Athos Bulcão. 100 anos de Athos Bulcão. Brasília: 4 Art Produção Cultural, 2018. p. 14-23.
PAREYSON, Luigi. Formação da obra de arte. In: PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993. p. 59-92.
PORTO, Cláudia Estrela. Quando arte e arquitetura se mesclam: A obra de Athos Bulcão e Lelé. In: SEMINíRIO DOCOMOMO BRASIL - Cidade Moderna e Contemporânea: Síntese e paradoxo das artes, 8., 2009a, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: Docomomo Brasil, 2009. p. 1-21. Disponível em: < http://docomomo.org.br/course/8-seminario-docomomo-brasil-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 21 jan. 2018.
PORTO, Cláudia Estrela. Athos Bulcão: a linha tênue entre arte e arquitetura. In: CABRAL, Valéria Maria Lopes. (Org.). Athos Bulcão. 1 ed. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2009b, p. 34-49. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/pdf/A%20linha%20tenue%20entre%20arte%20e%20arquitetura%20-%20Claudia%20Estrela%20Porto%20-%20port.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2017.
SANTOS, Emyle dos Santos. Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede Sarah. 2020. 270 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: < http://www.ppgav.eba.ufba.br/pt-br/teses-dissertacoes>. Acesso em: 03 fev. 2021.
SILVA, Clarissa Carvalho e; OLIVEIRA, Adriana Freire de; NASLAVSKY, Guilah. Entre o concreto e o abstrato: as obras de Armando de Holanda Cavalcanti com Athos Bulcão. In: SEMINíRIO NACIONAL DO DOCOMOMO BRASIL, 11., 2016, Recife. Anais [...] . Recife: Docomomo_Br, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://seminario2016.docomomo.org.br/#about. Acesso em: 02 abr. 2017.
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, jan. 2010. Trimestral. Disponível em: <http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/1134-Einsteinv8n1_p102-106_port.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2018.
TAVARES, Camila Christiana de Aragão. A integração da arte e da arquitetura em Brasília: Lucio Costa e Athos Bulcão. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Artes, Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2016. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/21206>. Acesso em: 12 nov. 2017.
TELLES, Claudio. Sintonia de Arte e Arquitetura. Jornal de Brasília. Brasília, p. 1-2. 1997. Disponível em: <: http://www.fundathos.org.br/artigos>. Acesso em: 01 jan. 2018.
WANDERLEY, Ingrid Moura. Azulejo na arquitetura brasileira: os painéis de Athos Bulcão. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18141/tde-10112006-142246/pt-br.php>. Acesso em: 16 mar. 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).