A Revisão Integrativa como método para síntese do conhecimento aplicado a estudos sobre o artista Athos Bulcão
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.186-202Keywords:
Athos Bulcão, Metodologia, Artes Visuais,Abstract
Autor de importantes obras no cenário nacional e algumas em âmbito internacional, Athos Bulcão (1918-2008) possui uma produção que se caracteriza, principalmente, por estar presente em diferentes contextos e em espaços pouco tradicionais para objetos de arte. Apontado como "artista múltiplo" , seu universo de atuação suscita uma grande quantidade de publicações que incluem, depoimentos, entrevistas, inventários, pesquisas, artigos, dissertações, textos curatoriais, críticas e outros materiais bibliográficos e documentais. Contudo e apesar dessa amplitude de trabalhos, têm-se a percepção de que a sua produção está sub explorada nas pesquisas acadêmicas, pois, muitas vezes, esses documentos fracionam a obra do artista, privilegiando determinadas linguagens ou conjuntos de artefatos em detrimento de outros. Nesse sentido, o artigo que se apresenta, que é adaptação de um capítulo da pesquisa de doutorado defendida em 2020, busca entender qual o estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre Athos Bulcão, para isso optou-se pelo desenvolvimento de uma Revisão Bibliográfica na Modalidade Integrativa, "[...] assim denominada por fornecer informações mais abrangentes sobre um evento particular, interconectando elementos isolados dos estudos existentes." (SAMAPAIO; MANCINI, 2007, apud FREITAS; CARVALHO; MENESCAL, 2010, p.4). Esta metodologia mostra-se promissora para a investigação de artistas e suas produções, sobretudo, quando se tem à disposição muitas informações a serem sistematizadas.
Downloads
References
ADAM, Luciana Fonseca de Melo. A relação arte - arquitetura no trabalho de Athos Bulcão para o Teatro Nacional de Brasília: concepções e materializações (1958-1981). 2018. 239 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/55666>. Acesso em: 01 set. 2018.
BAXANDALL, Michael. Padrões de Intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BULCíO, Athos. Depoimento - Programa de História Oral. Brasília, Arquivo Público do Distrito Federal, 1988.
CARDOSO, Sandra Magda Mattei. Os azulejos de Portinari e Athos Bulcão como elementos ornamentais da arquitetura modernista no Brasil. Revista Thêma Et Scientia, Cascavel, v. 2, n. 2, p. 65-74, jun. 2012. Semestral. Edição Especial de Arquitetura e Design. Disponível em: <http://www.themaetscientia.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/110>. Acesso em: 01 out. 2017.
COSTA, Marcus de Lontra. Sinfonias de modernidade. 1987. Texto publicado originalmente na Revista Módulo. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/artigos>. Acesso em: 05 set. 2017.
COSTA, Marcus de Lontra. Athos Bulcão: tradição e modernidade. Rio de Janeiro: ADUPLA, 2017. 64 p. Catálogo de Exposição realizada na Caixa Cultural de Salvador de 12 de julho a 20 de agosto de 2017.
CUNHA, Camila Xavier da. ARARQUIAZULATHOS: Relações Estéticas entre os Azulejos de Athos Bulcão e o Plano Piloto de Brasília. 2016. 188 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Artes, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: < http://repositorio.unb.br/handle/10482/22842>. Acesso em: 23 out. 2017.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Introdução: Rizoma. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, Volume 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. p. 10-36.
DUARTE, Bárbara. Integração das artes: os azulejos de Athos Bulcão. Visualidades, [s.l.], v. 6, n. 12, p. 49-59, abr. 2008a. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18069. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18069>. Acesso em: 02 nov. 2017.
DUARTE, Bárbara Pinto. VENTANIA, DE ATHOS BULCíO: ruptura e integração. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade de Brasília-UnB, Brasília, 2009. Disponível em: < http://www.repositorio.unb.br/handle/10482/3839>. Acesso em: 12 nov. 2017.
DUARTE, Paulo Sergio. Sentido e urbanidade. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2008b. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/pdf/Sentido%20e%20urbanidade%20-%20Paulo%20S_rgio%20Duarte%20port.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2017.
FARIAS, Agnaldo. A obra de Athos Bulcão, ponto alto da vertente construtiva. In: SEMINíRIO DOCOMOMO BRASIL - Cidade Moderna e Contemporânea: Síntese e paradoxo das artes, 8., 2009, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: Docomomo Brasil, 2009. p. 1-11. Disponível em: < http://docomomo.org.br/course/8-seminario-docomomo-brasil-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 25 jan. 2018.
FREITAS, Ranielder Fábio de; CARVALHO, Cintya Oliveira de; MENESCAL, Richarley Envangelista. Design Emocional e o designer como interpretador de desejos e necessidades: Revisão de Literatura. Estudos em Design, v. 18, n. 1, p. 1-18, jan. 2010. Semestral. Disponível em: <http://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/46>. Acesso em: 10 set. 2015.
FUNDATHOS (Brasil). Fundação Athos Bulcão. Athos Bulcão: O artista. 2014. Disponível em: <https://fundathos.org.br/>. Acesso em: 03 fev. 2016.
HERKENHOFF, Paulo. Para ver melhor Athos Bulcão. 1987. Apresentação da exposição individual Pinturas, Máscaras e Objetos Espaço Capital, Brasília e Galeria Saramenha, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/artigos>. Acesso em: 10 nov. 2017.
IPHAN-DF, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil). Superintendência do IPHAN no Distrito Federal. Sandra Bernardes Ribeiro; Thiago Pereira Perpétuo (coord.). Inventário da obra de Athos Bulcão em Brasília. Brasília: Iphan, 2018. 210 p. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/athosbulcatilde_menor.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2019.
LAGO, André Correa do. Athos Bulcão. In: CABRAL, Valéria Maria Lopes. (Org.). Athos Bulcão. 1 ed. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2009, v. 1, p. 27-29. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/pdf/Athos%20Bulc_o%20-%20Andr_%20Correa%20do%20Lago%20port.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2017.
LEíO, Leandro. A diluição do plano bidimensional no espaço: análises e relações entre quatro obras seminais de integração arquitetônica de Athos Bulcão. In: VIII EHA - Encontro de História da Arte, 8., 2012, Campinas. Anais... . Campinas: Unicamp, 2013. p. 341 - 359. Disponível em: <http://www.unicamp.br/chaa/eha/atasVIIIeha.html>. Acesso em: 03 jan. 2018.
LIMA, João Filgueiras. Athos Bulcão. In: CABRAL, Valéria Maria Lopes; MARTINS, Rosanalha; PANITZ, Marília. Azulejos em Brasília, azulejos em Lisboa: Athos Bulcão e a tradição da azulejaria barroca. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2013. p. 57-59. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/arquivos/Catálogo Athosmiolo.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2017.
MADEIRA, Angélica. A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967). Tempo Social: Revista Sociologia, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 187-207, out. 2002. Disponível em: < http://www.periodicos.usp.br/ts/article/view/12389>. Acesso em: 09 nov. 2017.
MELO, Magda M.. Síntese das Artes na Arquitetura de Oscar Niemeyer. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, v. 24, n. 00, p. 121-130, set. 2003. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3841>. Acesso em: 03 fev. 2018.
MORETZSOHN, Carmem. Habitante do silêncio em Brasília: Entrevista concedida pelo artista ao Jornal de Brasília, publicada no dia 2 de julho de 1998. In: CABRAL, Valéria Maria Lopes. (Org.). Athos Bulcão. 1 ed. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2009, v. 1, p. 356-363. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/pdf/Habitante do silencio em Brasília - Carmem Moretzsohn port.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2017.
OLIVEIRA, Fabiana Carvalho de. Estratégias para a preservação do patrimônio cultural moderno: Athos Bulcão em Brasília (1957-2007). 2012a. 186 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Preservação do Patrimônio Cultural, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/450>. Acesso em: 20 fev. 2018.
OLIVEIRA, Fabiana Carvalho de. Os painéis de Athos Bulcão na arquitetura de Brasília: Uma tradução Candanga do Projeto Construtivo Brasileiro?. In: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 21., 2012b, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANPAP, 2012. p. 1399-1411. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2012/pdf/simposio8/fabiana_carvalho.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.
OLIVEIRA, Fabiana Carvalho de. Ressignificações das obras de Athos Bulcão nos espaços de Brasília: Entre a obra de arte e o ornamento. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade de Brasília-UNB, Brasília, 2013. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/14890>. Acesso em: 10 mai. 2017.
PANITZ, Marilia. O imaginário segundo Athos Bulcão. In: FUNDATOS (Brasil). Fundação Athos Bulcão. 100 anos de Athos Bulcão. Brasília: 4 Art Produção Cultural, 2018. p. 14-23.
PAREYSON, Luigi. Formação da obra de arte. In: PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993. p. 59-92.
PORTO, Cláudia Estrela. Quando arte e arquitetura se mesclam: A obra de Athos Bulcão e Lelé. In: SEMINíRIO DOCOMOMO BRASIL - Cidade Moderna e Contemporânea: Síntese e paradoxo das artes, 8., 2009a, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: Docomomo Brasil, 2009. p. 1-21. Disponível em: < http://docomomo.org.br/course/8-seminario-docomomo-brasil-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 21 jan. 2018.
PORTO, Cláudia Estrela. Athos Bulcão: a linha tênue entre arte e arquitetura. In: CABRAL, Valéria Maria Lopes. (Org.). Athos Bulcão. 1 ed. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2009b, p. 34-49. Disponível em: <http://www.fundathos.org.br/pdf/A%20linha%20tenue%20entre%20arte%20e%20arquitetura%20-%20Claudia%20Estrela%20Porto%20-%20port.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2017.
SANTOS, Emyle dos Santos. Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede Sarah. 2020. 270 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: < http://www.ppgav.eba.ufba.br/pt-br/teses-dissertacoes>. Acesso em: 03 fev. 2021.
SILVA, Clarissa Carvalho e; OLIVEIRA, Adriana Freire de; NASLAVSKY, Guilah. Entre o concreto e o abstrato: as obras de Armando de Holanda Cavalcanti com Athos Bulcão. In: SEMINíRIO NACIONAL DO DOCOMOMO BRASIL, 11., 2016, Recife. Anais [...] . Recife: Docomomo_Br, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://seminario2016.docomomo.org.br/#about. Acesso em: 02 abr. 2017.
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, jan. 2010. Trimestral. Disponível em: <http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/1134-Einsteinv8n1_p102-106_port.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2018.
TAVARES, Camila Christiana de Aragão. A integração da arte e da arquitetura em Brasília: Lucio Costa e Athos Bulcão. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Artes, Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2016. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/21206>. Acesso em: 12 nov. 2017.
TELLES, Claudio. Sintonia de Arte e Arquitetura. Jornal de Brasília. Brasília, p. 1-2. 1997. Disponível em: <: http://www.fundathos.org.br/artigos>. Acesso em: 01 jan. 2018.
WANDERLEY, Ingrid Moura. Azulejo na arquitetura brasileira: os painéis de Athos Bulcão. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18141/tde-10112006-142246/pt-br.php>. Acesso em: 16 mar. 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).