"Coletas em Incursões Cotidianas" e "Notações" : Exercícios Poéticos no Contexto de Distância Social
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.207-217Palabras clave:
Poéticas visuais, fotolivro, fotofilme, distanciamento socialResumen
O artigo reflete sobre como o distanciamento social na pandemia do COVID-19 no ano de 2020 provocou, de modo geral, alterações nos processos poéticos e em particular na nossa pesquisa. A contingência física evidenciou a percepção do ambiente doméstico como uma possibilidade de atuar estrategicamente para a produção artística imagética, operacionalizada pela convergência de linguagens, fotografia e audiovisual, nos exercícios "coletas em incursões cotidianas" e "notações" .
Descargas
Citas
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Editora Perspectiva, 2002.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUBOIS, Philippe. A imagem-memória ou a mise-en-filme da fotografia no cinema autobiográfico moderno. Revista Laika, vol. 1, n. 1, p. 1-37, jul. 2012. Disponível em <http://www2.eca.usp.br/publicacoes/laika/?p=37>. Acesso em 20 set. 2020.
FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
FERNíNDEZ, Horacio. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: CosacNaify, 2011.
FERVENZA, Hélio. Formas da Apresentação: documentação, práticas e processos artísticos. In:Anais do 17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas,2008, Florianópolis. Panorama da Pesquisa em Artes Visuais. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2008. p. 1734-1744. Disponível em <http://www.anpap.org.br/anais/2008/artigos/157.pdf>. Acesso em 20 set. 2020.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.
FURTADO, Beatriz; DUBOIS, Philippe. (org.) Pós-fotografia, pós-cinema: novas configurações das imagens. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019.
HARLEY, Brian. Mapas, saber e poder. Confins – Revista Franco-Brasileira de Geografia, n. 5, 2009. Disponível em: <http://confins.revues.org/5724>. Acesso em 20 set. 2020.
HAUSKEN, Liv. The Temporalities of the Narrative Slide Motion Film. In Eivind Røssaak (editor). Between Stillness and Motion Film, Photography, Algorithms. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2011. p.85-108.
KONINGSBERG, Ira. The Complete Film Dictionary. London, UK: Penguin Books, 1997. p. 367.
LIMA, Gercina Ângela Borém de Oliveira. Modelos de categorização: apresentando o modelo clássico e o modelo de protótipos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, vol. 15, n. 2, jun. 2010, p. 108-122. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/919/735>. Acesso em 20 set. 2020.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas& pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 2011.
PARIKKA, Jussi. Arqueologia da mídia: interrogando o novo na artemídia. Intexto, Porto Alegre, n. 39, p. 201-214, mai/ago. 2017. Disponível em <https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/71569>. Acesso em 20 set. 2020.
SALLES, Almeida Salles. Anotações de Daniel Senise: um canteiro de obras. ARS, São Paulo, vol. 1, n. 2, Dec. 2003. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202003000200008>. Acesso em 20 set. 2020.
SEGAUD, Marion. Antropologia do espaço: habitar, fundar, distribuir, transformar. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).