"Coletas em Incursões Cotidianas" e "Notações" : Exercícios Poéticos no Contexto de Distância Social
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.207-217Keywords:
Poéticas visuais, fotolivro, fotofilme, distanciamento socialAbstract
O artigo reflete sobre como o distanciamento social na pandemia do COVID-19 no ano de 2020 provocou, de modo geral, alterações nos processos poéticos e em particular na nossa pesquisa. A contingência física evidenciou a percepção do ambiente doméstico como uma possibilidade de atuar estrategicamente para a produção artística imagética, operacionalizada pela convergência de linguagens, fotografia e audiovisual, nos exercícios "coletas em incursões cotidianas" e "notações" .
Downloads
References
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Editora Perspectiva, 2002.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUBOIS, Philippe. A imagem-memória ou a mise-en-filme da fotografia no cinema autobiográfico moderno. Revista Laika, vol. 1, n. 1, p. 1-37, jul. 2012. Disponível em <http://www2.eca.usp.br/publicacoes/laika/?p=37>. Acesso em 20 set. 2020.
FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
FERNíNDEZ, Horacio. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: CosacNaify, 2011.
FERVENZA, Hélio. Formas da Apresentação: documentação, práticas e processos artísticos. In:Anais do 17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas,2008, Florianópolis. Panorama da Pesquisa em Artes Visuais. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2008. p. 1734-1744. Disponível em <http://www.anpap.org.br/anais/2008/artigos/157.pdf>. Acesso em 20 set. 2020.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.
FURTADO, Beatriz; DUBOIS, Philippe. (org.) Pós-fotografia, pós-cinema: novas configurações das imagens. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019.
HARLEY, Brian. Mapas, saber e poder. Confins – Revista Franco-Brasileira de Geografia, n. 5, 2009. Disponível em: <http://confins.revues.org/5724>. Acesso em 20 set. 2020.
HAUSKEN, Liv. The Temporalities of the Narrative Slide Motion Film. In Eivind Røssaak (editor). Between Stillness and Motion Film, Photography, Algorithms. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2011. p.85-108.
KONINGSBERG, Ira. The Complete Film Dictionary. London, UK: Penguin Books, 1997. p. 367.
LIMA, Gercina Ângela Borém de Oliveira. Modelos de categorização: apresentando o modelo clássico e o modelo de protótipos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, vol. 15, n. 2, jun. 2010, p. 108-122. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/919/735>. Acesso em 20 set. 2020.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas& pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 2011.
PARIKKA, Jussi. Arqueologia da mídia: interrogando o novo na artemídia. Intexto, Porto Alegre, n. 39, p. 201-214, mai/ago. 2017. Disponível em <https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/71569>. Acesso em 20 set. 2020.
SALLES, Almeida Salles. Anotações de Daniel Senise: um canteiro de obras. ARS, São Paulo, vol. 1, n. 2, Dec. 2003. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202003000200008>. Acesso em 20 set. 2020.
SEGAUD, Marion. Antropologia do espaço: habitar, fundar, distribuir, transformar. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).