Não é bigbang, é o bigboom da live!
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.181-192Palabras clave:
performance, mídias digitais, tecnologia, arte contemporânea, pandemia.Resumen
Em meio à pandemia de Covid-19 os espaços físicos de circulação dos corpos foram transvertidos em uma maior circulação pelo meio virtual, os corpos antes vistos em materialidade passam para uma imagem que se mostra restrita ao enquadramento da tela. Nesse contexto emergem as mais diversas lives e com elas surge toda uma gama de códigos estabelecidos como normais ao uso dessa plataforma. Tocadas por essas e outras questões, as autoras desse texto desenvolveram a "Performance em Pauta" , uma contra-performance que se mimetiza de live e abre conexões outras de presença, afeto e da própria pesquisa artística de ambas as proponentes. Em duas edições realizadas da ação, a coautoria se torna uma constante: tanto pela atuação do próprio dispositivo digital/rede de internet que dialogam com as performers por meio da oferta de falhas e erros recorrentes e prontamente incorporados ao trabalho, quanto pela coautoria dos espectadores que assistiam ao trabalho e passam a interferir deliberadamente na construção de outras imagens a partir do que recepcionam. Neste artigo analisamos a criação e desenvolvimento deste trabalho no contexto do isolamento social que atravessa nossas pesquisas, da mesma forma que damos atenção às questões que o próprio fazer da "Performance em Pauta" suscita nas pesquisadoras e no público.
Descargas
Citas
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
BACHELARD, G. A intuição do instante. Campinas, SP: Verus Editora, 2010.
CERBINO, B; MENDONÇA, L. Considerações sobre as relações entre autoria, dança, cinema e videodança. Liinc em Revista,v.7,n.2. DOI: 10.18617/liinc.v7i2.435 Acesso em: 19 Set 2020.
DOMINGUES, D. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. Org. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
FEITOSA, C.; FERRACINI, R. A questão da presença na filosofia e nas artes cênicas. Ouvirouver, Uberlândia, v.13, n.1, p.106-118, Jan-Jun 2017.
GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
PRADO, G. Arte Telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
SCHECHNER, R. O que é performance? In: SCHECHNER, R. Performance studies: an introduction. 2ª edição. New York & London: Routledge, 2006. Páginas 28-51.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).