Não é bigbang, é o bigboom da live!
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.181-192Keywords:
performance, mídias digitais, tecnologia, arte contemporânea, pandemia.Abstract
Em meio à pandemia de Covid-19 os espaços físicos de circulação dos corpos foram transvertidos em uma maior circulação pelo meio virtual, os corpos antes vistos em materialidade passam para uma imagem que se mostra restrita ao enquadramento da tela. Nesse contexto emergem as mais diversas lives e com elas surge toda uma gama de códigos estabelecidos como normais ao uso dessa plataforma. Tocadas por essas e outras questões, as autoras desse texto desenvolveram a "Performance em Pauta" , uma contra-performance que se mimetiza de live e abre conexões outras de presença, afeto e da própria pesquisa artística de ambas as proponentes. Em duas edições realizadas da ação, a coautoria se torna uma constante: tanto pela atuação do próprio dispositivo digital/rede de internet que dialogam com as performers por meio da oferta de falhas e erros recorrentes e prontamente incorporados ao trabalho, quanto pela coautoria dos espectadores que assistiam ao trabalho e passam a interferir deliberadamente na construção de outras imagens a partir do que recepcionam. Neste artigo analisamos a criação e desenvolvimento deste trabalho no contexto do isolamento social que atravessa nossas pesquisas, da mesma forma que damos atenção às questões que o próprio fazer da "Performance em Pauta" suscita nas pesquisadoras e no público.
Downloads
References
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
BACHELARD, G. A intuição do instante. Campinas, SP: Verus Editora, 2010.
CERBINO, B; MENDONÇA, L. Considerações sobre as relações entre autoria, dança, cinema e videodança. Liinc em Revista,v.7,n.2. DOI: 10.18617/liinc.v7i2.435 Acesso em: 19 Set 2020.
DOMINGUES, D. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. Org. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
FEITOSA, C.; FERRACINI, R. A questão da presença na filosofia e nas artes cênicas. Ouvirouver, Uberlândia, v.13, n.1, p.106-118, Jan-Jun 2017.
GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
PRADO, G. Arte Telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
SCHECHNER, R. O que é performance? In: SCHECHNER, R. Performance studies: an introduction. 2ª edição. New York & London: Routledge, 2006. Páginas 28-51.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).