Noções sobre a Filosofia da Arte como experiência durante a pandemia em 2020
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.142-152Resumen
Neste artigo, buscamos refletir sobre o impacto da pandemia ocasionada pelo COVID 19 nos encontros do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke. Os encontros do Grupo, que comumente costumavam acontecer semanalmente no ateliê de pintura da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, passaram a acontecer de forma remota. Objetiva-se refletir, pensando nos pressupostos da experiência estética e da arte como experiência de John Dewey (2010), acerca dos encontros remotos e as propostas estéticas praticadas. Sendo assim, esta é uma reflexão acerca dos encontros virtuais e seus impactos na continuidade dos estudos do Grupo, apontando pensamentos acerca da experiência de estudar pintura em ambiente remoto.
Descargas
Citas
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BRUNER, Jerome S. Sobre o conhecimento: ensaios da mão esquerda. São Paulo: Phorte, 2008.
CUNHA, Marcus Vinicius. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
______. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
______. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo (uma reexposição). 4. ed. São Paulo: Nacional, 1959.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2011.
LAPOUJADE, David. William James, a construção da experiência. São Paulo: N-1, 2017.
MUÑOZ. R. A experiência internacional com os impactos da COVI-19 na educação. 2020. Disponível em: https://nacoesunidas.org/artigo-a-experiencia-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na-educacao/. Acesso em 14 abr. 2020.
SULLIVAN, Graeme. Art pratice as research: inquiry in the visual arts. USA: Sage,2005.
VIADEL, Ricardo Marín. Investigación em Educación Artística. Granada: Universidad de Granada, 2005.
WOSNIAK, Fábio. Reflexões sobre Formação Docente, Arte e Tecnologia: preâmbulo para uma proposta pedagógica baseada nas artes visuais. In Silva, Maria Cristina da Rosa F. da. Formação docente, arte e tecnologias: contribuições do campo sócio-histórico. Campinas: Alínea, 2017.
____________. Experiência Formação docente Artes Visuais. Tese (doutorado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduacão em Artes Visuais – PPGAV, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, p.245. 2019.
Sites:
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).