Noções sobre a Filosofia da Arte como experiência durante a pandemia em 2020
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.142-152Abstract
Neste artigo, buscamos refletir sobre o impacto da pandemia ocasionada pelo COVID 19 nos encontros do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke. Os encontros do Grupo, que comumente costumavam acontecer semanalmente no ateliê de pintura da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, passaram a acontecer de forma remota. Objetiva-se refletir, pensando nos pressupostos da experiência estética e da arte como experiência de John Dewey (2010), acerca dos encontros remotos e as propostas estéticas praticadas. Sendo assim, esta é uma reflexão acerca dos encontros virtuais e seus impactos na continuidade dos estudos do Grupo, apontando pensamentos acerca da experiência de estudar pintura em ambiente remoto.
Downloads
References
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BRUNER, Jerome S. Sobre o conhecimento: ensaios da mão esquerda. São Paulo: Phorte, 2008.
CUNHA, Marcus Vinicius. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
______. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
______. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo (uma reexposição). 4. ed. São Paulo: Nacional, 1959.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2011.
LAPOUJADE, David. William James, a construção da experiência. São Paulo: N-1, 2017.
MUÑOZ. R. A experiência internacional com os impactos da COVI-19 na educação. 2020. Disponível em: https://nacoesunidas.org/artigo-a-experiencia-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na-educacao/. Acesso em 14 abr. 2020.
SULLIVAN, Graeme. Art pratice as research: inquiry in the visual arts. USA: Sage,2005.
VIADEL, Ricardo Marín. Investigación em Educación Artística. Granada: Universidad de Granada, 2005.
WOSNIAK, Fábio. Reflexões sobre Formação Docente, Arte e Tecnologia: preâmbulo para uma proposta pedagógica baseada nas artes visuais. In Silva, Maria Cristina da Rosa F. da. Formação docente, arte e tecnologias: contribuições do campo sócio-histórico. Campinas: Alínea, 2017.
____________. Experiência Formação docente Artes Visuais. Tese (doutorado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduacão em Artes Visuais – PPGAV, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, p.245. 2019.
Sites:
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).