O horror das Trouxas Ensanguentadas, de Artur Barrio
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.038-051Palabras clave:
Horror, Trouxas Ensanguentadas, Artur Barrio, Ditadura Brasileira.Resumen
Muitos estudos já se concentraram em teorizar sobre o gênero horror no audiovisual e na literatura, todavia o mesmo não se deu com as artes plásticas. Sendo assim, o principal objetivo deste artigo é defender as Trouxas Ensanguentadas, objetos pertencentes à Situação T/T,1, happening de Artur Barrio, como obra de horror, seja por sua forma e conteúdo. Para defender tal proposição, o texto se apoia principalmente na teoria do horror artístico de Carroll (1999) e nas categorias de desordem, perigo e sujeira, de Douglas (2014).
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2012.
CíNEPA, Laura Loguercio. Medo de quê? uma história do horror nos filmes brasileiros. 2008, 498 p. Tese (Doutorado em Multimeios) – Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes da UNICAMP.
CALIRMAN, Cláudia. Arte brasileira na ditadura militar. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Réptil Editora, 2013.
CLARK, Stuart. Pensando com demônios: a idéia de bruxaria no princípio da europa moderna. 1. ed. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
CARROLL, Noël. A filosofia do horror ou paradoxo do coração. 1. ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 1999.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2010.
DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. 2. ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 2014.
FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no collège de france (1974-1975). 1. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001.
FREIRE, Cristina. O presente-ausente da arte dos anos 70. In: Vários autores. Anos 70: Trajetórias. 1. ed. São Paulo, SP: Iluminuras, 2005.
FREITAS, Artur. Arte de guerrilha: vanguarda e conceitualismo no brasil. 1. ed. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Palavras para Hurbinek. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio (orgs.). Catástrofe e representação. 1. ed. São Paulo, SP: Escuta, 2000. P. 99-110.
LACOUE-LABARTHE, Philippe. O horror ocidental. In: Alea: Estudos Neolatinos, vol.14 nº.2, Rio de Janeiro jul./dez. 2012. P. 327-337.
RIVERA, Tania. O outro e a violência da cultura. In: Ide: psicanálise e cultura, vol. 31, nº.47, São Paulo. 2008. P. 75-78.
SCHILLER, Friedrich. Do sublime ao trágico. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).