O horror das Trouxas Ensanguentadas, de Artur Barrio
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.038-051Keywords:
Horror, Trouxas Ensanguentadas, Artur Barrio, Ditadura Brasileira.Abstract
Muitos estudos já se concentraram em teorizar sobre o gênero horror no audiovisual e na literatura, todavia o mesmo não se deu com as artes plásticas. Sendo assim, o principal objetivo deste artigo é defender as Trouxas Ensanguentadas, objetos pertencentes à Situação T/T,1, happening de Artur Barrio, como obra de horror, seja por sua forma e conteúdo. Para defender tal proposição, o texto se apoia principalmente na teoria do horror artístico de Carroll (1999) e nas categorias de desordem, perigo e sujeira, de Douglas (2014).
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2012.
CíNEPA, Laura Loguercio. Medo de quê? uma história do horror nos filmes brasileiros. 2008, 498 p. Tese (Doutorado em Multimeios) – Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes da UNICAMP.
CALIRMAN, Cláudia. Arte brasileira na ditadura militar. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Réptil Editora, 2013.
CLARK, Stuart. Pensando com demônios: a idéia de bruxaria no princípio da europa moderna. 1. ed. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
CARROLL, Noël. A filosofia do horror ou paradoxo do coração. 1. ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 1999.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2010.
DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. 2. ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 2014.
FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no collège de france (1974-1975). 1. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001.
FREIRE, Cristina. O presente-ausente da arte dos anos 70. In: Vários autores. Anos 70: Trajetórias. 1. ed. São Paulo, SP: Iluminuras, 2005.
FREITAS, Artur. Arte de guerrilha: vanguarda e conceitualismo no brasil. 1. ed. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Palavras para Hurbinek. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio (orgs.). Catástrofe e representação. 1. ed. São Paulo, SP: Escuta, 2000. P. 99-110.
LACOUE-LABARTHE, Philippe. O horror ocidental. In: Alea: Estudos Neolatinos, vol.14 nº.2, Rio de Janeiro jul./dez. 2012. P. 327-337.
RIVERA, Tania. O outro e a violência da cultura. In: Ide: psicanálise e cultura, vol. 31, nº.47, São Paulo. 2008. P. 75-78.
SCHILLER, Friedrich. Do sublime ao trágico. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).