Ela não está lá: a ausência como potência performativa
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.028-037Palabras clave:
Ana Mendieta, Ausência, Performance, Presença.Resumen
Ao examinar ações da performer cubana Ana Mendieta, esse estudo pretende problematizar e ampliar a noção de ausência como potência performativa nas artes presenciais. Entre as performances elencadas nessa análise, estão aquelas que trazem à discussão a condição de desterritorialização e as consequentes marcas na trajetória artística de Mendieta. Desse modo, parte-se da acepção dicionarizada do vocábulo "ausência" no intuito de construir ao longo dessa escrita outras miradas possíveis para questionar o estatuto hegemônico da presença como aquela unívoca atrelada ao corpo do(a) perfomer.Descargas
Citas
BOETZKES, Amanda. The ethics of Earth Art. University of Minessota Press. Minneapolis. 2010.
CHEVALIER, Jean ; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
CLEAWATER B. Y J (Org.): Ana Mendieta: A Book of Works, Miami, Grassfield Press, 1993.
DELEUZE, Gilles. Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
ANDRADE, Carlos Drummond. Obra poética, Volumes 4-6. Lisboa: Publicações Europa-América, 1989.
FÉRAL, Josette. How to define presence effects: the work of Janet Cardiff. In Archaeologies of presence: art, performance and the persistence of being/ edited by Gabriella Giannachi, Nick Kaye and Michael Shanks. New York: Routledge, 2012.
GUMBRECHT, H. U. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Trad. Ana Isabel soares. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2010.
HEATHFIELD, Adrian. Brasas. eRevista Performatus, Inhumas, ano 3, n. 14, jul. 2015.
KRAUSS, Rosalind. O Duplo Negativo: Uma nova sintaxe para a escultura. In: Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LARANJEIRAS, Maíra Dias. Ana Mendieta y Las Esculturas Rupestres (1981). Una lectura Semiológica, 2009. Disponível em http://interartive.org/2008/12/ana-mendieta/. Acessado em 15/10/2016, í s 11:23h.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VISO, Olga M.; BRETT, Guy. Ana Mendieta – Earth Body: Sculpture and Performance, 1972 – 1985. Washington, DC: Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Smithsonian Institution, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).