Jogando com o tempo: O caráter lúdico na obra de Lindote
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.73-86Palabras clave:
jogo, arquivo, processos artísticos, Fernando Lindote, ludicidadeResumen
Este trabalho visa discutir a produção artística de Fernando Lindote a partir das noções de arquivo e jogo. Para tanto, estabelece uma discussão entre o conceitos de jogo desenvolvido por Huizinga (2000) e o de profanação, proposto por Agamben (2007) como forma de compreender como Fernando Lindote opera seu arquivo, conceito este explorado por Ana Maria Quasch (2011). Para tal, usaremos como material de análise principal as obras Relicário (2016/2017), O sismógrafo de Aby (2018) presentes na exposição Depoisantes (2019) e a instalação Cosmorelief (2010).
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. 1. ed. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2015.
GUASCH, Ana Maria. Arte y Archivo, 1920-2010: Genealogías, Tipologías y Discontinuidades. Madrid: Arkal, 2011.
HESSE, Hermann. O jogo das contas de vidro: ensaio de biografia do Magister Ludi Jose Servo, acrescida de suas obras póstumas. 7. ed. São Paulo , c 1973. 459 p.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva S.a., 2000.
INTERLENGHI, Luiza. O Artista como Sismógrafo. Florianópolis: Funcultural, 2011.
LINDOTE, Fernando. Cosmorelief: pintura e desenho = painting and drawing. Florianópolis: Fundação Cultural BADESC, 2010.
LINDOTE, Fernando. Desenho de Antelo. Direção de Paula Braga. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2009. P&B. Disponível em: https://youtu.be/ZN175eZy8T0. Acesso em: 3 fev. 2020.
NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. 7. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).