A materialidade da imagem fotográfica em "Autorretrato para dias de dor"

Autores/as

  • Renata Voss Chagas Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.302-314

Palabras clave:

arte contemporânea, processos criativos, fotografia, processos quí­micos.

Resumen

O presente texto trata do processo de criação do trabalho "Autorretrato para dias de dor" (2019) que é composto por fotografias capturadas em pelí­cula em preto e branco reveladas quimicamente. Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado "A materialidade da imagem e os processos artí­sticos contemporâneos" , contemplado pela Chamada Universal MCTI/CNPq Nº 01/2016 realizado pelo Grupo de Pesquisa Arte Hibrida na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O texto aborda a criação na fotografia contemporânea e seu fazer direcionado para a materialidade da imagem fotográfica a partir de autores como Charlote Cotton, Andrea Müller-Pohle, Hans Ulrich Gumbretch e Martin Heidegger.

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Biografía del autor/a

Renata Voss Chagas, Universidade Federal da Bahia

Professora de Fotografia da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Artes Visuais (PPGAV-UFBA) e membro do Grupo Arte Hí­brida.

https://orcid.org/0000-0003-3800-5483

http://lattes.cnpq.br/5135632213546695

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Publicado

2020-05-15

Número

Sección

Artigos em Poéticas