A obra de Cristina Iglesias sob o olhar da crítica de arte: alguns posicionamentos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.270-289Palabras clave:
Cristina Iglesias, revisão crítica, crítica de arte, arte contemporâneaResumen
Nesse texto apresento uma síntese do estado da arte a respeito da artista Cristina Iglesias. Sua obra permite diversas abordagens; sendo assim, os autores que se dedicaram a escrever sobre seu trabalho alternam pontos de vista. Enquanto uns partem das possibilidades interpretativas de sua obra e formação, buscando referências externas à história da arte, outros se atentam somente aos aspectos formais. Aliado à sua fortuna crítica, apresento aspectos de sua formação e alguns momentos chaves de sua carreira. Para isso, considerados textos acadêmicos e curatoriais, dentre os quais se destacam os autores Miguel Ángel Hidalgo Garcia (2008), Lynne Cooke (2013) e Javier Maderuelo (1996). Esse texto é também uma síntese da minha tese de doutorado, que abordou a obra da artista de forma mais aprofundada.Descargas
Citas
BEST, Susan. Minimalism, subjectivity, and aesthetics: Rethinking the anti-aesthetic tradition in late-modern art. Journal of Visual Art Practice. 5. 127-142. 10.1386/jvap.5.3.127_1. (2006)
__________ Visualizing Feeling: Affect and the Feminine Avant-garde. Nova Iorque: Tauris, 2011.
CASSIMAN, Bart. El texto: un puente entre las cosas y nosotros, fragmentos. In Espacio Mental. Catálogo de exposición. Valencia: IVAM, 1991
CHILVERS, Ian; GLAVES-SMITH, John. Oxford Dictionary of Modern and Contemporary Art. Oxford: Oxford University Press, 2009.
COOKE, Lynne. Dentro y Fuera: uma identidade estética em formación. In CRISTINA IGLESIAS. Metonímia. Catálogo de exposição, 6 fev. – 13 mai. 2013. Madrid: Museo Nacional Reina Sofia, 2013a.
_______________. Lugar de Reflexão. In CRISTINA IGLESIAS. Catálogo de exposição, 14 ago. – 20 out. 2013. Rio de Janeiro: Casa França Brasil, 2013b.
FERNANDEZ CID, Miguel. Quince entradas al Arte Español de los Años Ochenta. In Spain Art Today: Miguel Barceló, Cristina Iglesias, Juan Muñoz, Jose Mário Sicilia. Takanawa: The Museum of Modern Art of Takanawa, 1989.
FERREIRA, Gloria; COTRIM,Cecilia. Escritos de Artistas – Anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar,
GARCíA, Miguel íngel Hidalgo. La Escultura de Cristina Iglesias. Dar Cuerpo a lo Imaginario. 2008. 470 f. Tese (Doutorado em Filosofia). Departamento de Filosofia. Universidade de Múrcia. Múrcia: Nov. de 2008.
GIMENEZ, Cristina. La escultora Cristina Iglesias nos recibe em su casa-estudio. In ELLE DECOR. 6 fev 2019. Disponível em https://www.elledecor.com/es/arte/a25916573/cristina-iglesias-escultora-casa-estudio-torrelodones/ Acesso em 6 mai 2019.
HILTY, Greg. Renewing the New: British Sculpture in the 1980s. British Art Studies, Issue 3, http://dx.doi.org/https://doi.org/10.17658/
ISASI, Carolina. Mi memoria está llena de imagines e ideas que tienen que ver con mis orígenes. In El Diário Vasco. 2 abr 2010. Disponível em https://www.diariovasco.com/v/20100402/cultura/memoria-esta-llena-imagenes-20100402.html?ref=https:%2F%2Fwww.google.com%2F Acesso em 20 nov 2018.
JACOB, Mary Jane. A Quiet Revolution: British Sculpture Since 1965; in British Art Studies, Issue 3, http://dx.doi.org/https://doi.org/10.17658/
KRAUSS, Rosalind. A Escultura no Campo Expandido. Gávea, Revista do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil da PUC-Rio, Rio de Janeiro, nº 1, pg 128 – 137, 1984.
_______________ Os caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998
_______________. Sense and Sensibility: Reflection on Post '60's Sculpture. In Artforum; Nov, 1973.
LIPPARD, Lucy. Eccentric Abstraction. in Changing. Essays of art criticism. New York: E. P. Dutton & Co, 1971.
MADERUELO, Javier. Cristina Iglesias: cinco proyectos. Fundación Argentária, 1996.
MARZO, Jorge Luis; MAYAYO, Patrícia. Arte en España (1939-2015): ideas, prácticas, políticas. Madrid: Manuales de Cátedra, 2015.
MONTERO, Jose Ramón; TORCAL, Mariano. Autonomías y Comunidades Autónomas en España: preferencias, dimensiones y orientaciones políticas. In Revista de Estudios Políticos (Nueva Época). Número 70. Octubre - Diciembre 1990.
MUÑOZ, Juan. Notas afines a tres [Notes on Three] Primeiro publicado em espanhol em Correspondencias: 5 Arquitectos, 5 Escultores, Ministerio de Obras Públicas y Urbanismo, Madrid. Disponível na versão em inglês em http://juanmunozestate.org/writings/. Acesso em 31 dez. 2018.
PINCUS-WITTEN, Robert. EVA HESSE: POST-MINIMALISM INTO SUBLIME. in Artforum; Nov71, Vol. 10 Issue 3, p32-44, 13p, 18 Black and White Photographs. Disponível em https://www.artforum.com/print/197109/eva-hesse-post-minimalism-into-sublime-37510
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA: Diccionario de la lengua española, 23.ª ed., [versión 23.2 en línea]. <https://dle.rae.es> Acesso em 10 jan 2019.
SAMANIEGO, Fernando. Tápies y Cristina Iglesias presentarán instalaciones en la Bienal de Venecia
https://elpais.com/diario/1993/01/29/cultura/728262002_850215.html
SERRALLER, Francisco Calvo. Las 'correspondencias' entre arquitectura y escultura, expuestas en las obras de 10 artistas contemporâneos. In El País. [20 out 1982] Disponível em https://elpais.com/diario/1982/10/20/cultura/403916401_850215.html Acesso em 20 nov 2018.
TORRIJOS, Pedro. ¿Se puede aprender a ser artista? Mar. 2017. Disponível em https://arttextumreplicacion.net/2017/04/07/se-puede-aprender-a-ser-artista/ Acesso em 20 nov 2018.
VON GRAVENITZ, Gehard. Pier and Ocean exhibition catalogue. Disponível em https://artsandculture.google.com/exhibit/pier-and-ocean-construction-in-the-art-of-the-seventies/SwICecjkLLygLw
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).