A obra de Cristina Iglesias sob o olhar da crítica de arte: alguns posicionamentos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.270-289Keywords:
Cristina Iglesias, revisão crítica, crítica de arte, arte contemporâneaAbstract
Nesse texto apresento uma síntese do estado da arte a respeito da artista Cristina Iglesias. Sua obra permite diversas abordagens; sendo assim, os autores que se dedicaram a escrever sobre seu trabalho alternam pontos de vista. Enquanto uns partem das possibilidades interpretativas de sua obra e formação, buscando referências externas à história da arte, outros se atentam somente aos aspectos formais. Aliado à sua fortuna crítica, apresento aspectos de sua formação e alguns momentos chaves de sua carreira. Para isso, considerados textos acadêmicos e curatoriais, dentre os quais se destacam os autores Miguel Ángel Hidalgo Garcia (2008), Lynne Cooke (2013) e Javier Maderuelo (1996). Esse texto é também uma síntese da minha tese de doutorado, que abordou a obra da artista de forma mais aprofundada.Downloads
References
BEST, Susan. Minimalism, subjectivity, and aesthetics: Rethinking the anti-aesthetic tradition in late-modern art. Journal of Visual Art Practice. 5. 127-142. 10.1386/jvap.5.3.127_1. (2006)
__________ Visualizing Feeling: Affect and the Feminine Avant-garde. Nova Iorque: Tauris, 2011.
CASSIMAN, Bart. El texto: un puente entre las cosas y nosotros, fragmentos. In Espacio Mental. Catálogo de exposición. Valencia: IVAM, 1991
CHILVERS, Ian; GLAVES-SMITH, John. Oxford Dictionary of Modern and Contemporary Art. Oxford: Oxford University Press, 2009.
COOKE, Lynne. Dentro y Fuera: uma identidade estética em formación. In CRISTINA IGLESIAS. Metonímia. Catálogo de exposição, 6 fev. – 13 mai. 2013. Madrid: Museo Nacional Reina Sofia, 2013a.
_______________. Lugar de Reflexão. In CRISTINA IGLESIAS. Catálogo de exposição, 14 ago. – 20 out. 2013. Rio de Janeiro: Casa França Brasil, 2013b.
FERNANDEZ CID, Miguel. Quince entradas al Arte Español de los Años Ochenta. In Spain Art Today: Miguel Barceló, Cristina Iglesias, Juan Muñoz, Jose Mário Sicilia. Takanawa: The Museum of Modern Art of Takanawa, 1989.
FERREIRA, Gloria; COTRIM,Cecilia. Escritos de Artistas – Anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar,
GARCíA, Miguel íngel Hidalgo. La Escultura de Cristina Iglesias. Dar Cuerpo a lo Imaginario. 2008. 470 f. Tese (Doutorado em Filosofia). Departamento de Filosofia. Universidade de Múrcia. Múrcia: Nov. de 2008.
GIMENEZ, Cristina. La escultora Cristina Iglesias nos recibe em su casa-estudio. In ELLE DECOR. 6 fev 2019. Disponível em https://www.elledecor.com/es/arte/a25916573/cristina-iglesias-escultora-casa-estudio-torrelodones/ Acesso em 6 mai 2019.
HILTY, Greg. Renewing the New: British Sculpture in the 1980s. British Art Studies, Issue 3, http://dx.doi.org/https://doi.org/10.17658/
ISASI, Carolina. Mi memoria está llena de imagines e ideas que tienen que ver con mis orígenes. In El Diário Vasco. 2 abr 2010. Disponível em https://www.diariovasco.com/v/20100402/cultura/memoria-esta-llena-imagenes-20100402.html?ref=https:%2F%2Fwww.google.com%2F Acesso em 20 nov 2018.
JACOB, Mary Jane. A Quiet Revolution: British Sculpture Since 1965; in British Art Studies, Issue 3, http://dx.doi.org/https://doi.org/10.17658/
KRAUSS, Rosalind. A Escultura no Campo Expandido. Gávea, Revista do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil da PUC-Rio, Rio de Janeiro, nº 1, pg 128 – 137, 1984.
_______________ Os caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998
_______________. Sense and Sensibility: Reflection on Post '60's Sculpture. In Artforum; Nov, 1973.
LIPPARD, Lucy. Eccentric Abstraction. in Changing. Essays of art criticism. New York: E. P. Dutton & Co, 1971.
MADERUELO, Javier. Cristina Iglesias: cinco proyectos. Fundación Argentária, 1996.
MARZO, Jorge Luis; MAYAYO, Patrícia. Arte en España (1939-2015): ideas, prácticas, políticas. Madrid: Manuales de Cátedra, 2015.
MONTERO, Jose Ramón; TORCAL, Mariano. Autonomías y Comunidades Autónomas en España: preferencias, dimensiones y orientaciones políticas. In Revista de Estudios Políticos (Nueva Época). Número 70. Octubre - Diciembre 1990.
MUÑOZ, Juan. Notas afines a tres [Notes on Three] Primeiro publicado em espanhol em Correspondencias: 5 Arquitectos, 5 Escultores, Ministerio de Obras Públicas y Urbanismo, Madrid. Disponível na versão em inglês em http://juanmunozestate.org/writings/. Acesso em 31 dez. 2018.
PINCUS-WITTEN, Robert. EVA HESSE: POST-MINIMALISM INTO SUBLIME. in Artforum; Nov71, Vol. 10 Issue 3, p32-44, 13p, 18 Black and White Photographs. Disponível em https://www.artforum.com/print/197109/eva-hesse-post-minimalism-into-sublime-37510
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA: Diccionario de la lengua española, 23.ª ed., [versión 23.2 en línea]. <https://dle.rae.es> Acesso em 10 jan 2019.
SAMANIEGO, Fernando. Tápies y Cristina Iglesias presentarán instalaciones en la Bienal de Venecia
https://elpais.com/diario/1993/01/29/cultura/728262002_850215.html
SERRALLER, Francisco Calvo. Las 'correspondencias' entre arquitectura y escultura, expuestas en las obras de 10 artistas contemporâneos. In El País. [20 out 1982] Disponível em https://elpais.com/diario/1982/10/20/cultura/403916401_850215.html Acesso em 20 nov 2018.
TORRIJOS, Pedro. ¿Se puede aprender a ser artista? Mar. 2017. Disponível em https://arttextumreplicacion.net/2017/04/07/se-puede-aprender-a-ser-artista/ Acesso em 20 nov 2018.
VON GRAVENITZ, Gehard. Pier and Ocean exhibition catalogue. Disponível em https://artsandculture.google.com/exhibit/pier-and-ocean-construction-in-the-art-of-the-seventies/SwICecjkLLygLw
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).