Pode Lascaux ser pensada como um Site Specific?
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.150-162Palabras clave:
Gruta de Lascaux, Texto Visual, Intertextualidade, Site Specific, Ensino de arte.Resumen
Este texto foi inseminado no ventre da caverna de Lascaux IV, provocado pelas relações que suas imagens oferecem para cotejamento com concepções artísticas surgidas milênios depois, culminando com o cotejamento do conceito de site specific com o da própria caverna. Ampara-se teoricamente em estudos linguísticos de L. Hjelmslev (1991) e propostas de M. Bakhtin (1988), revistas por J. Kristeva (1969). Embora filiado aos estudos semio-linguísticos, não se desconsideram postulações teóricas de outras matrizes, como A. Warburg (2010) e G. Didi-Huberman (2008; 2014). As relações entre imagens produzidas em espaços e tempos distantes entre si podem ser fontes relevantes para aulas de arte nas escolas.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: UNESP/HUICITEC, 1988.
CLOTTES, J. e LEWIS-WILLIAMS, D. Les Chamanes de la Préhistoire : Transe et Magie dans les Grottes Ornées. Paris : Seuil, 1996.
DIDI-HUBERMANN. G. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2008.
DIDI-HUBERMANN. G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2014.
DELLUC, B. e DELLUC, G. Lascaux. Saint-Étienne : Éditions Sudouest, s.d.
FIORIN, José. Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: ítica, 2008.
GUIOT-HOUDART, T. Lascaux et les mythes. Périgueux : Pilote 24 édition, 2004.
GOMPERTZ, Will. Isso é Arte? Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
HJELMSLEV, L. Ensaios Linguísticos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
HOLZWARTH, Hans Werner (Org.). Arte Moderna 1870-2000. São Paulo: Taschen, 2012.
KRISTEVA, J. (1967), "A palavra, o diálogo, o romance". In: Semiótica, Pesquisas para uma semanálise. Seuil, 1969.
LANDOWSKI, E. "O semioticista e seu duplo", in: OLIVEIRA, A. C.; LANDOWSKI, E. (eds.). Do inteligível ao sensível: em torno da obra de Algirdas Julien Greimas. São Paulo: EDUC, 1995.
MARTIN, Sylvia. "Arte + Ação = Futurismo". In: HOLZWARTH, Hans Werner. Arte Moderna: 1870-2000, do Impressionismo í Atualidade. Berlim: Taschen, 1980. p.p. 196-223.
SAMAIN, Etienne. "As "˜Memosyne"™(s) de Aby Warburg: entre Antropologia, Imagens e Arte". Rio de Janeiro. In: Revista Poiesis, UFF, n. 17, p. 29-51, Jul. 2011.
TARANILLA, Carlos Javier. Breve Historia del Arte. Madrid: Ediciones Nowtilus, 2017.
WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Ediciones Akal, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).