Pode Lascaux ser pensada como um Site Specific?
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.150-162Keywords:
Gruta de Lascaux, Texto Visual, Intertextualidade, Site Specific, Ensino de arte.Abstract
Este texto foi inseminado no ventre da caverna de Lascaux IV, provocado pelas relações que suas imagens oferecem para cotejamento com concepções artísticas surgidas milênios depois, culminando com o cotejamento do conceito de site specific com o da própria caverna. Ampara-se teoricamente em estudos linguísticos de L. Hjelmslev (1991) e propostas de M. Bakhtin (1988), revistas por J. Kristeva (1969). Embora filiado aos estudos semio-linguísticos, não se desconsideram postulações teóricas de outras matrizes, como A. Warburg (2010) e G. Didi-Huberman (2008; 2014). As relações entre imagens produzidas em espaços e tempos distantes entre si podem ser fontes relevantes para aulas de arte nas escolas.
Downloads
References
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: UNESP/HUICITEC, 1988.
CLOTTES, J. e LEWIS-WILLIAMS, D. Les Chamanes de la Préhistoire : Transe et Magie dans les Grottes Ornées. Paris : Seuil, 1996.
DIDI-HUBERMANN. G. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2008.
DIDI-HUBERMANN. G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2014.
DELLUC, B. e DELLUC, G. Lascaux. Saint-Étienne : Éditions Sudouest, s.d.
FIORIN, José. Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: ítica, 2008.
GUIOT-HOUDART, T. Lascaux et les mythes. Périgueux : Pilote 24 édition, 2004.
GOMPERTZ, Will. Isso é Arte? Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
HJELMSLEV, L. Ensaios Linguísticos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
HOLZWARTH, Hans Werner (Org.). Arte Moderna 1870-2000. São Paulo: Taschen, 2012.
KRISTEVA, J. (1967), "A palavra, o diálogo, o romance". In: Semiótica, Pesquisas para uma semanálise. Seuil, 1969.
LANDOWSKI, E. "O semioticista e seu duplo", in: OLIVEIRA, A. C.; LANDOWSKI, E. (eds.). Do inteligível ao sensível: em torno da obra de Algirdas Julien Greimas. São Paulo: EDUC, 1995.
MARTIN, Sylvia. "Arte + Ação = Futurismo". In: HOLZWARTH, Hans Werner. Arte Moderna: 1870-2000, do Impressionismo í Atualidade. Berlim: Taschen, 1980. p.p. 196-223.
SAMAIN, Etienne. "As "˜Memosyne"™(s) de Aby Warburg: entre Antropologia, Imagens e Arte". Rio de Janeiro. In: Revista Poiesis, UFF, n. 17, p. 29-51, Jul. 2011.
TARANILLA, Carlos Javier. Breve Historia del Arte. Madrid: Ediciones Nowtilus, 2017.
WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Ediciones Akal, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).