Get the message? Lucy R. Lippard após a desmaterialização da arte
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.001-014Palabras clave:
Ativismo curatorial, Desmaterialização da arte, Arte de Guerrilha, Curadoria menor.Resumen
O presente artigo aborda a atuação de Lucy R. Lippard como crítica e curadora de arte, em diálogo com os conceitos de desmaterialização, arte de guerrilha, ativismo curatorial e curadoria menor. Com objetivo de desvelar uma importante parte da trajetória de Lippard – muitas vezes encoberta por sua atuação junto à arte conceitual – este trabalho discorre sobre o engajamento político e social de seus projetos marcadamente a partir da década de 1970.
Descargas
Citas
ABREU, Simone R. Tucuman Arde: Arte, processo e exposição. In: Simpósio Nacional de História, 26., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH, 2011, p. 1-14.
ANJOS, Moacir dos. Por uma curadoria menor. Disponível em: <https://bit.ly/2LxUuVf>. Acesso em: 20 jun. 2018.
BISHOP, Claire. O que é um curador? A ascensão (e queda?) do curador auteur. Concinnitas, Rio de Janeiro, ano 16, v. 2, n. 27, p. 270-282, dez. 2015.
BUTLER, Cornelia; LIPPARD, Lucy et al. From conceptualism to feminism: Lucy Lippard"™s Numbers Shows 1969–74. London: Afterall Books (Exhibition Histories), 2012.
CAUQUELIN, Anne. Frequentar os incorporais: contribuição í uma teoria da arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CHANDLER, John; LIPPARD, Lucy. A desmaterialização da Arte. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 25, p. 151-165, 2013.
FIRST Issue, n. 1, maio 1981. Disponível em: <https://bit.ly/2LBjL1A>. Acesso em: 12 mar. 2018.
HERESIES COLLECTIVE.. Heresies. New York: vol. 1, n. 2, 1977.
HANISCH, Carol. O pessoal é político. 1969. Disponível em: <https://bit.ly/2JP5jNP>. Acesso em: 20 jun. 2018.
LIPPARD, Lucy. Six years after the desmaterialization of the art object from 1966 to 1972 ["¦] Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1973.
______. From the center: feminist essays on women"™s art. New York: Dutton. 1976.
______. Get the message? A decade of art for social change. New York: E. P. Dutton, 1984.
______. A different war: Vietnam in art. Bellingham: Real Comet Press, 1990.
______. Partial recall photographs of native north americans. New York: The New Press, 1992.
______. The pink glass swan: selected feminist essays on art. New York: The New Press, 1995.
______. The Lure of the local: Senses of Place in a Multicentered Society. New York: The New Press, 1997.
______. Mixed blessings: new art in a multicultural America. New York: The New Press, 2000.
______. Weather report: art and climate change boulder. C.O.: Boulder Museum of Contemporary Arts. 2007.
______. Entrevista concedida a Hans Ulrich Obrist. In: OBRIST, Hans Ulrich. Uma breve história da curadoria. São Paulo: BEI Comunicação, 2010. p. 241-290.
______. Entrevista com Susan Heinnemann gravada em 15 de março de 2011. In: Lucy R. Lippard papers, 1930s-2007, bulk 1960s-1990s. Archives of American Art, Smithsonian Institution.
______ et al. Hay em Português? Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Santa Catarina, edição dois, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2OhPKBM>. Acesso em: 2 jul 2017.
______. Undermining: a wild ride through land use, politics, and art in the changing west. New York: The New Press, 2014.
______. Entrevista concedida í Ian Wallace. Artspace, 2014. Disponível em: <https://bit.ly/
mVChmI>. Acesso em: 12 mar. 2018.
MORAIS, Frederico. Contra a arte afluente: o corpo é o motor da obra. Revista de Cultura Vozes, Rio de Janeiro, v. 1, n. 64, p. 45-59, 1970.
______. A crise da hora atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
______. Entrevista concedida í Marília Andrés Ribeiro. Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 336-351, 2013.
SHOLETTE, Gregory. A Collectography of PAD/D. 2011. Disponível em: <https://bit.ly/2OvQwuH>. Acesso em: 20 jun. 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).