Reflexões sobre Experiências do Ensino das Artes Visuais com Adolescentes em Conflito com a Lei

Autores/as

  • José Carlos da Rocha Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGAV - UDESC - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.1-15

Palabras clave:

Ensino das Artes Visuais, Reminiscências, Experiências singulares, Adolescentes reclusas, Artista-pesquisador-professor.

Resumen

Este artigo é um fragmento das experiências desenvolvidas na pesquisa do mestrado com o objetivo de reflexão e sobre experiências do Ensino das Artes Visuais com adolescentes em conflito com a lei, no Centro de Internação Feminina (CIF), em Florianópolis, Brasil. Este estudo visa compartilhar saberes sobre a Arte em espaços tolhidos de liberdade, como artista, pesquisador e educador, com o objetivo de ressignificar memórias e experiências singulares e estéticas das adolescentes reclusas. Consideram-se as conexões entre a narrativa verbal e oral das suas experiências, com o desenvolvimento de microprática com a monotipia, a cianotipia, a fotografia, a pintura e o desenho como formas de expressão artí­stica e percepção de si e do contexto de suas reminiscências. Nesse sentido, procuram-se conceitos nos estudos teóricos de Almeida (2009), Barbosa (1991), Bergson (2010), Irwin (2013), Baudrillard (2004), Foucault (2014), Eisner (2011), Benjamin (1995), Freire (1996) e Dewey (2012), que abordam questões referentes à presente pesquisa. Utiliza-se a A/r/tografia como metodologia de hibridização entre a narrativa contextualizada e a linguagem visual. Demonstram-se dois movimentos: um sobre os trabalhos artí­sticos e narrativas sobre memórias e experiências elaboradas pelas adolescentes, e outro, no encontro de experiências, reflexões crí­ticas, observações e percepções como artista-pesquisador-professor. Nesse contexto, a pesquisa de campo buscou encontrar respostas e perguntas, proporcionando intersecções na construção de novas subjetividades e ressignificações por meio do Ensino das Artes Visuais nesses espaços não acadêmicos. Verificou-se que as adolescentes observaram suas experiências ressignificadas pelos processos artí­sticos, propiciando reconstruir identidades, expressões criadoras, autoestimas e refletir e interpretar os trabalhos produzidos e o próprio mundo.

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Biografía del autor/a

José Carlos da Rocha, Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGAV - UDESC - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Doutorando em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina no Curso de Pós-Graduação do Departamento de Artes Visuais - UDESC.

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Publicado

2020-05-14

Número

Sección

Artigos