Reflexões sobre Experiências do Ensino das Artes Visuais com Adolescentes em Conflito com a Lei
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.1-15Keywords:
Ensino das Artes Visuais, Reminiscências, Experiências singulares, Adolescentes reclusas, Artista-pesquisador-professor.Abstract
Este artigo é um fragmento das experiências desenvolvidas na pesquisa do mestrado com o objetivo de reflexão e sobre experiências do Ensino das Artes Visuais com adolescentes em conflito com a lei, no Centro de Internação Feminina (CIF), em Florianópolis, Brasil. Este estudo visa compartilhar saberes sobre a Arte em espaços tolhidos de liberdade, como artista, pesquisador e educador, com o objetivo de ressignificar memórias e experiências singulares e estéticas das adolescentes reclusas. Consideram-se as conexões entre a narrativa verbal e oral das suas experiências, com o desenvolvimento de microprática com a monotipia, a cianotipia, a fotografia, a pintura e o desenho como formas de expressão artística e percepção de si e do contexto de suas reminiscências. Nesse sentido, procuram-se conceitos nos estudos teóricos de Almeida (2009), Barbosa (1991), Bergson (2010), Irwin (2013), Baudrillard (2004), Foucault (2014), Eisner (2011), Benjamin (1995), Freire (1996) e Dewey (2012), que abordam questões referentes à presente pesquisa. Utiliza-se a A/r/tografia como metodologia de hibridização entre a narrativa contextualizada e a linguagem visual. Demonstram-se dois movimentos: um sobre os trabalhos artísticos e narrativas sobre memórias e experiências elaboradas pelas adolescentes, e outro, no encontro de experiências, reflexões críticas, observações e percepções como artista-pesquisador-professor. Nesse contexto, a pesquisa de campo buscou encontrar respostas e perguntas, proporcionando intersecções na construção de novas subjetividades e ressignificações por meio do Ensino das Artes Visuais nesses espaços não acadêmicos. Verificou-se que as adolescentes observaram suas experiências ressignificadas pelos processos artísticos, propiciando reconstruir identidades, expressões criadoras, autoestimas e refletir e interpretar os trabalhos produzidos e o próprio mundo.
Downloads
References
ALMEIDA, C. M. C. Ser Artista, Ser Professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora USP, 2009.
BARBOSA, A. M. T. B. A imagem no ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.
BASBAUM, R. I love etc-artists. Texto originalmente publicado em inglês, parte do projeto The Next Documenta Should Be Curated by an Artist, traduzido para o português em Políticas institucionais, práticas curatoriais, organizado por Rodrigo Moura (Belo Horizonte, Museu de Arte da Pampulha, 2005). Dossiê do artista. Arquivo 30.ª Bienal Ricardo Basbaum, um artista-etc. Disponível em: <http://bienal.org.br/post.php?i=551>. Acesso em: 3 fev. 2016.
BASBAUM, R. Manual do Artista – etc. Texto: O Artista como pesquisador. R.J: Beco do Azougue, 2013.
BAUDRILLARD, J. O sistema de objetos. S.P. Ed. Perspectiva, 2004.
BENJAMIN, W. Obras Escolhidas. Rua de mão única. S. P.: Ed. Brasiliense, 1995.
BERGSON, H. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 4. ed. S.P.: WMF Martins Fontes Ltda, 2010.
DEWEY, J. Arte como experiência. S.P.: Ed. Martins Ed. Livraria Ltda., 2012.
EISNER, E. El ojo ilustrado. Indagación cualitativa y mejora de la práctica educativa. Barcelona: Paidós Educador. Libraria Paidos, 2011.
FISCHER, E. O ensino de arte e formação de docentes. S.P.: Ed. A, 2002.
IRWIN, R. A/r/tografia: uma mestiçagem metonímica. In: BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian. (Org.). Interterritorialidade, mídias, contextos e educação. S.P.: Edições SESCSP, 2008. p. 87-104.
JESUS, J. A. L. (In)visibilidades: um estudo sobre o devir do professor-artista no ensino em artes visuais. 2013. 260 p. Tese (Doutorado em Educação Artística)- Faculdade de Belas Artes, Univ. do Porto, Porto, 2013.
KAPLAN, A. Introdução. In: DEWEY, John. Arte como experiência. S.P.: Ed. Martins Ed. Livraria Ltda., 2012. p. 7-49.
LAMPERT, J. Tessituras sobre Arte e Arte Educação, ou: sobre deambulações no ensino de arte. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNANDEZ, Fernando (Org.). A formação do professor e o ensino das artes visuais. 2. ed. Santa Maria: UFSM, 2015, p. 103-118.
MARTORANO, L. Da memória e seus lapsos. 2000. 160 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Pintura e Gravura) – CEART- UDESC- SC - Florianópolis, 2000.
MATTAR, S. Sobre Arte Educação: entre a oficina artesanal e a sala de aula. Campinas: Papirus, 2010.
PATZDORF, D. Corpos encarcerados: breves reflexões sobre o ensino de arte a partir de uma experiência penitenciária. In: MATTAR, Sumaya, ROIPHE, Alberto (Org.). Arte e Educação: ressonâncias e repercussões. S.P. ECA 2016. p. 53-61.
ROCHA, J. C. Memórias afetivas: museu dos objetos. 2013. 55 p. (v.1), 72 p. (v.2). Trabalho de Conclusão de Curso em Artes Visuais – CEART, UDESC, Florianópolis, 2013.
ROCHA, J. C. Reflexões sobre a experiência: paisagem cartográfica do artista/pesquisador. In: ANPAP, 24, Santa Maria, 2015. Anais... ANPAP, Santa Maria, 2015.
SALGADO, S. Retratos de Crianças do êxodo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
______. Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
THORTON, A. The Artist Teacher as Reflective Practitioner. Chicago: Intellect Bristol, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).