Ruí­na Programada

Autores/as

  • Diego Rayck Universidade de Coimbra, Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2014.1.02.69-78

Palabras clave:

desenho, ruí­na, processo artí­stico

Resumen

Este artigo apresenta considerações acerca da obra Partially Buried Woodshed do artista Robert Smithson priorizando a atenção na relação entre desenho e ruí­na. Para isto analisa o processo de realização desta obra mencionando a idéia de entropia e a tendência a uma metodologia dialética que foram fundamentais ao artista. O entendimento de temporalidade com o qual Smithson trabalha relativiza o encadeamento causal e lhe permite elaborar a noção de "ruí­na em reverso" , posicionamento que estimula a refletir sobre a participação do desenho em seu processo de trabalho.

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Biografía del autor/a

Diego Rayck, Universidade de Coimbra, Coimbra

Doutorando em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes - Bolsista Capes proc. 1189-12-3

Publicado

2014-12-17

Número

Sección

Artigos