Ruí­na Programada

Authors

  • Diego Rayck Universidade de Coimbra, Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2014.1.02.69-78

Keywords:

desenho, ruí­na, processo artí­stico

Abstract

Este artigo apresenta considerações acerca da obra Partially Buried Woodshed do artista Robert Smithson priorizando a atenção na relação entre desenho e ruí­na. Para isto analisa o processo de realização desta obra mencionando a idéia de entropia e a tendência a uma metodologia dialética que foram fundamentais ao artista. O entendimento de temporalidade com o qual Smithson trabalha relativiza o encadeamento causal e lhe permite elaborar a noção de "ruí­na em reverso" , posicionamento que estimula a refletir sobre a participação do desenho em seu processo de trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Diego Rayck, Universidade de Coimbra, Coimbra

Doutorando em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes - Bolsista Capes proc. 1189-12-3

Published

2014-12-17

Issue

Section

Artigos