TRINDADE LEAL

MEMÓRIA DA SUA INFÂNCIA NA ARTE DE GRAVAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.11169

Palavras-chave:

Xilogravura, Terra Natal, Pampa Gaúcho, Trindade Leal

Resumo

Este artigo aborda duas xilogravuras do artista Geraldo Trindade Leal (1927-2013) que representa as cenas ruais da sua infância e sua terra natal, com muita simplicidade por meio de suas linhas riscas com as goivas na madeira, em figuras dos Pampas Gaúcho, cavalos, ovelhas e peões em uma configuração expressionista, ou seja, suas figuras geram uma série de xilogravuras na década de 60 que mostram, claramente, a importância dada ao trabalho do peão gaúcho. Suas xilogravuras são espelhos da realidade do Pampa Gaúcho e seu povo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Fernando Zulietti, FAAP-SP

Pós Doutor em Ciências Sociais Econômica ( Arte, Mí­dia e Polí­tica) pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP. Doutor em Ciências Sociais Econômicas pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP . Mestre em Planejamento Urbano Regional em Economia. Especialista em Gestão de Marketing pela Université du Québec à Montreal-Canadá. Graduado em Ciência Econômicas UVP-SP. Graduado em Educação Fí­sica pela Escola de Educação Fí­sica do Exército -RJ. Graduado em Artes Plástica-New York University, School of Education, Office of Art, N.Y.,USA. Atua como professor avaliador do Ministério da Educação- INEP/MEC. Avaliador Institucional do Conselho Estadual de Educação/SP. Atua como pesquisador do Núcleo de Pesquisa Neamp-PUC-SP e do Núcleo de Pesquisa da UQAM du Québec à Montréal. Participa de Bancas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação da PUC-SP e UNITAU. Pesquisador bolsista da Funadesp-SP, Coordenador de Pós- Graduação FAAP-SJC-SP, foi Conselheiro Cientí­fico da Revista de Pesquisa Veris (grupo Ibmec), Coordenador da CETEC-Educacional S. A - São José dos Campos-SP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica. Pesquisador bolsista da Funadesp-SP, Coordenador de Pós- Graduação FAAP-SJC-SP, foi Conselheiro Cientí­fico da Revista de Pesquisa Veris (grupo Ibmec), Coordenador da CETEC-Educacional S. A - SJCampos-SP. Tem experiência na área de Economia, com

Silvia Helena Nogueira, USP-SP

Professora Doutora em Língua Portuguesa pela USP-SP, aposentada da Rede Pública do Estado de São Paulo e da Educação Superior privada; revisora de textos e escritora.

Referências

ALVAREZ, Fernando Gómez. Gravura : uma introdução / Fernando Gómez Alvarez. - Vitória : UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2011. 132 p. : il.

ARTISTA Geraldo Trindade Leal TÍTULO Sem título. Data 1964, técnica xilogravura sobre papel. Dimensão 30 cm x 41,4 cm procedência. Aquisição MAC USP TOMBO 1965.6.1.5

CAROLINA, Carol. Gaúcho, Peão de Estância. Site. https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=119535© Luso-Poemas 2010. Acesso 05 de jul. de 2025.

LEAL, Trindade. Xilogravura. Site. <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa207424/trindade-leal>. Acesso 04 de jul. 2025.

STORI Norberto; SANCHEZ Petra. A ARTE DA XILOGRAVURA NO RIO GRANDE DO SUL E A SUA AFIRMAÇÃO COMO LINGUAGEM ARTÍSTICA NO PERÍODO DA DÉCADA DE 1950 A 1970. Artigo.www. https://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s4/norberto_stori_petra_sanchez.pdf. Acesso 03 de jul de 2025.

ZULIETTI, Luís Fernando; NOGUEIRA, Silvia Helena. A xilogravura de Gilvan Samico: o visual, a composição, a imaginação e despojamento, a fantasia e a religião. Artigo 2022. Disponível em: https://revistacontemporaneos.com.br/a-xilogravura-de-gilvan-samico-o-visual-a-composicao-a-imaginacao-e-despojamento-a-fantasia-e-a-religiao. Acesso: 12 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-02

Edição

Seção

Artigos