TRINDADE LEAL
MEMÓRIA DA SUA INFÂNCIA NA ARTE DE GRAVAR
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.11169Palavras-chave:
Xilogravura, Terra Natal, Pampa Gaúcho, Trindade LealResumo
Este artigo aborda duas xilogravuras do artista Geraldo Trindade Leal (1927-2013) que representa as cenas ruais da sua infância e sua terra natal, com muita simplicidade por meio de suas linhas riscas com as goivas na madeira, em figuras dos Pampas Gaúcho, cavalos, ovelhas e peões em uma configuração expressionista, ou seja, suas figuras geram uma série de xilogravuras na década de 60 que mostram, claramente, a importância dada ao trabalho do peão gaúcho. Suas xilogravuras são espelhos da realidade do Pampa Gaúcho e seu povo.
Downloads
Referências
ALVAREZ, Fernando Gómez. Gravura : uma introdução / Fernando Gómez Alvarez. - Vitória : UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2011. 132 p. : il.
ARTISTA Geraldo Trindade Leal TÍTULO Sem título. Data 1964, técnica xilogravura sobre papel. Dimensão 30 cm x 41,4 cm procedência. Aquisição MAC USP TOMBO 1965.6.1.5
CAROLINA, Carol. Gaúcho, Peão de Estância. Site. https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=119535© Luso-Poemas 2010. Acesso 05 de jul. de 2025.
LEAL, Trindade. Xilogravura. Site. <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa207424/trindade-leal>. Acesso 04 de jul. 2025.
STORI Norberto; SANCHEZ Petra. A ARTE DA XILOGRAVURA NO RIO GRANDE DO SUL E A SUA AFIRMAÇÃO COMO LINGUAGEM ARTÍSTICA NO PERÍODO DA DÉCADA DE 1950 A 1970. Artigo.www. https://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s4/norberto_stori_petra_sanchez.pdf. Acesso 03 de jul de 2025.
ZULIETTI, Luís Fernando; NOGUEIRA, Silvia Helena. A xilogravura de Gilvan Samico: o visual, a composição, a imaginação e despojamento, a fantasia e a religião. Artigo 2022. Disponível em: https://revistacontemporaneos.com.br/a-xilogravura-de-gilvan-samico-o-visual-a-composicao-a-imaginacao-e-despojamento-a-fantasia-e-a-religiao. Acesso: 12 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Art&Sensorium

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).