Transfigurações de um personagem escultórico nos meios impressos: o monumento a Tiradentes, de João Turin
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.169-188Keywords:
Escultura, Fotografia, Meios impressos, João Turin, TiradentesAbstract
Este artigo trata dos significados que permeiam o trânsito de uma imagem no tempo, com enfoque nas possíveis apropriações da linguagem escultórica pelos meios impressos, a partir das reproduções da obra Tiradentes, de João Turin. Em Curitiba, esse artista consagrou-se com a promoção de ideais paranistas e elaborou uma estatuária pública em homenagem a mártires históricos nacionais. A circulação de notícias e reproduções do monumento ao inconfidente em periódicos ilustrados, na década de 1920, foi fundamental para a construção de memórias e narrativas políticas. Propõe-se então a traçar uma biografia desse personagem de bronze, identificando possíveis interrelações entre fotografia e escultura a partir das reflexões teóricas de Michel Frizot, e também em aproximação à abordagem de Ana Maria Mauad acerca da análise histórica de imagens na cultura visual.Downloads
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