Transfigurações de um personagem escultórico nos meios impressos: o monumento a Tiradentes, de João Turin

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.169-188

Palabras clave:

Escultura, Fotografia, Meios impressos, João Turin, Tiradentes

Resumen

Este artigo trata dos significados que permeiam o trânsito de uma imagem no tempo, com enfoque nas possí­veis apropriações da linguagem escultórica pelos meios impressos, a partir das reproduções da obra Tiradentes, de João Turin. Em Curitiba, esse artista consagrou-se com a promoção de ideais paranistas e elaborou uma estatuária pública em homenagem a mártires históricos nacionais. A circulação de notí­cias e reproduções do monumento ao inconfidente em periódicos ilustrados, na década de 1920, foi fundamental para a construção de memórias e narrativas polí­ticas. Propõe-se então a traçar uma biografia desse personagem de bronze, identificando possí­veis interrelações entre fotografia e escultura a partir das reflexões teóricas de Michel Frizot, e também em aproximação à abordagem de Ana Maria Mauad acerca da análise histórica de imagens na cultura visual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa Busnardo, UFPR

Doutoranda em História na linha Arte, Memória e Narrativa, UFPR (Curitiba, Paraná). Bolsista CNPq. Mestra em História pela UFPR. Especialista em História Cultural, pela UTP. Professora e artista visual pela FAP (UNESPAR). Pesquisadora na área da Fotografia e seus entremeios com outras linguagens visuais.

Citas

AGULHON, Maurice. La "˜statuomanie"™ et l´histoire. Histoire vagabonde: etnologie et politique dans la France contemporaine. v.1. Paris, Gallimard, 1988.

AMARAL, Aracy. Artes plásticas na semana de 22. São Paulo: Ed. 34, 1998.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Benjamin e a Obra de Arte: Técnica, imagem e percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

CAMARGO, Geraldo Leão. Esculturas públicas em Curitiba e a estética autoritária. Revista Sociol. Polí­t., Curitiba, 25, nov. 2005. p.63-82.

CAMARGO, Geraldo Leão. Paranismo: Arte, ideologia e relações sociais no Paraná (1853-1953). Tese (Doutorado em História). UFPR. Curitiba, 2007.

CARTLIDGE, David; ELLIOTT, J. Keith. Images of the Christ. In: Art and the Christian Apocrypha. Londres: Routledge, 2001.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 2017.

CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Pintura, história e heróis no século XIX: Pedro Américo e 'Tiradentes Esquartejado'. Tese (Doutorado em História). Unicamp. Campinas, 2005.

CORDEIRO, Silvia. Acervo de João Turin diz que estátua de Tiradentes é réplica não autorizada. G1 Paraná. Ponta Grossa. 31 jul. 2013. Disponí­vel em:<http://glo.bo/14DWgCS>

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

Diário da Tarde. Ano 29, nº 9821. Curitiba. 21 abr. 1927. Biblioteca Nacional.

Diário da Tarde. Ano 29, nº 9790. Curitiba. 15 mar 1927. Biblioteca Nacional.

DOLCI, Mariana. Personagem imortal: construção da memória de Tiradentes no Museu Paulista e no Museu da Inconfidência. Dissertação (Mestrado em História Social). PUCSP. São Paulo, 2014.

FREITAS, Artur. Arte de guerrilha: vanguarda e conceitualismo no Brasil. São Paulo: USP, 2013.

FRIZOT, Michel. Sculpture, between visual perception and photography. In: ECKER; KUMMER; MALSCH; MOLDERINGS (Orgs.). Lens-Based Sculpture. Berlim: Akademie der Künste, 2014.

GALANI, Luan. Curitiba inaugura maior jardim de esculturas do Brasil e memorial com quase 100 obras de João Turin. Gazeta do Povo, 14 mai. 2021. Disponí­vel em:

GINZBURG, Carlo. Medo, Reverência e Terror. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

KAMINSKI, Rosane. Gosto brejeiro: as revistas ilustradas e a formação de juí­zos estéticos em Curitiba (1900-1920). In: BREPOHL; CAPRARO; GARRAFFONI (Orgs.). Sentimentos na história. Curitiba: Ed. UFPR, 2012.

KNAUSS, Paulo. Imaginária urbana: Escultura pública na paisagem construí­da do Brasil. In: SALGUEIRO, Heliana Angotti (coord.). Paisagem e arte. São Paulo: CBHA, 2000.

KNAUSS, Paulo. A festa da imagem: a afirmação da escultura pública no Brasil do século XIX. In: CAVALCANTI, Ana; DAZZI, Camila; VALLE, Arthur (Orgs.). Oitocentos: Arte brasileira do Império í Primeira República. Rio de Janeiro: EBA-UFRJ; DezenoveVinte, 2008.

LEITE, José Roberto Teixeira. João Turin: vida, obra, arte. Curitiba: Nossa Cultura, 2014.

LIVISKI, Izabel. Leituras da urbanização e da construção da identidade paranaense na fotografia de João Baptista Groff. Dissertação (Mestrado em Sociologia). UFPR. Curitiba, 2007.

MAUAD, Ana Maria. Como nascem as imagens? Um estudo de história visual. História: Questões & Debates, v. 61, n. 2, 2014.

O Dia. Curitiba, 19 Fev. 1927. Biblioteca Nacional.

O Dia. Curitiba, 17 Abr. 1927. Biblioteca Nacional.

O Dia. Curitiba. 21 Abr. 1927. Biblioteca Nacional.

O Dia. Curitiba, 22 Abr. 1927. Biblioteca Nacional.

O Malho. Ano XXI, nº 1058. Rio de Janeiro, 23 Dez. 1922. Biblioteca Nacional.

O Malho. Ano XXI, nº 1059. Rio de Janeiro, 30 Dez. 1922. Biblioteca Nacional.

O Malho. Ano XXXI, nº 1532. Rio de Janeiro, 30 Abr. 1932. Biblioteca Nacional.

PEREIRA, Luis Fernando Lopes. Paranismo: Cultura e Imaginário no Paraná da I República. Dissertação (Mestrado em História). UFPR. Curitiba, 1996.

SANT"™ANA, Thaí­s. A Exposição Internacional do Centenário da Independência: modernidade e polí­tica no Rio de Janeiro do iní­cio dos anos 1920. Dissertação (Mestrado em História). Unicamp: Campinas, 2008.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

TURIN, Elisabete. A arte de João Turin. Campo Largo: INGRA, 1998.

TURIN, João Zanin. Documentos Manuscritos do Arquivo João Turin. Coleção Samuel Lago. N.d.

VELLOSO, Mônica; OLIVEIRA, Lúcia; GOMES, Ângela Castro. Estado Novo: Ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

Publicado

2021-10-26

Número

Sección

Artigos