El Papa y el Diablo en la Tierra del Sol
Tensiones artísticas y mediáticas a partir de un mural
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.11083Palabras clave:
arte pública, liberdade de expressão, religião, mídiaResumen
Este estudio analiza la controversia en torno al mural artístico ubicado frente a la Facultad de Comunicación de la Universidad Federal de Bahía, que representa una figura papal en contacto con una figura demoníaca, lo que ha generado debates sobre la libertad de expresión artística y la intolerancia religiosa. La investigación busca comprender las tensiones en torno al caso mediante una metodología cualitativa basada en el análisis documental de noticias y manifestaciones públicas. Con fundamento en las teorías del arte público contestatario (Canclini, 2005) y la estética de la inminencia (Canclini, 2012), la investigación destaca cómo las intervenciones artísticas en espacios públicos pueden servir como catalizadores de debates sobre la secularización, la tolerancia religiosa y los límites de la provocación artística, contribuyendo a la comprensión de los procesos de negociación de valores en sociedades pluralistas.
Descargas
Citas
ACI DIGITAL. Governo de Buenos Aires pede fracas desculpas por exposição blasfema (2004). Disponível em: https://www.acidigital.com/noticia/1681/governo-de-buenos-aires-pede-fracas-desculpas-por-exposicao-blasfema. Acesso em: 14 mai. 2025.
CANCLINI, Néstor García. Hybrid cultures: strategies for entering and leaving modernity. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2005.
CANCLINI, Néstor García. A sociedade sem relato: Antropologia e Estética da Iminência. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: EDUSP, 2012.
CHARAUDEAU, Patrick. A Conquista da Opinião Pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo: Contexto, 2020.
CHARAUDEAU, Patrick. A Manipulação da Verdade: do Triunfo da Negação às Sombras da Pós-Verdade. São Paulo: Contexto, 2022.
CORTEZ, Henrique. A ofensiva global da extrema-direita contra as universidades. São Leopoldo: IHU, 30 mai. 2025. Disponível em: https://ihu.unisinos.br/652748-a-ofensiva-global-da-extrema-direita-contra-as-universidades-artigo-de-henrique-cortez. Acesso em: 31 mai. 2025.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Pós-censura – enquanto discutir for permitido. In: Pós-tudo e crise da democracia. COSTA, Maria Cristina Castilho; BLANCO, Patrícia. São Paulo: ECA-USP, 2018. Disponível em: https://www.palavraaberta.org.br/docs/Livro_PosTudo_PalavraAberta_Site.pdf. Acesso em: 27 mai. 2025.
EL PAÍS. León Ferrari, o artista argentino que irritou o Papa, está em cartaz no MASP (2015). Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/10/23/cultura/1445626155_473657.html. Acesso em: 13 mai. 2025
FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. Rio de Janeiro: Editora Guanabara. 1934.
G1. Papa Francisco em banquete com o diabo: grafite feito em campus da Ufba causa polêmica na internet (2024). Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2024/12/12/grafite-em-universidade-na-bahia.ghtml. Acesso em: 12 dez. 2024.
G1. Acusado de ataque à sede do Porta dos Fundos, Eduardo Fauzi vira réu na Justiça Federal por terrorismo e incêndio (2021). Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/01/19/acusado-de-ataque-a-sede-do-porta-dos-fundos-eduardo-fauzi-vira-reu-na-justica-federal-por-terrorismo-e-incendio.ghtml. Acesso em: 13 mai. 2025.
G1. Morre León Ferrari, o artista plástico que irritou o Papa (2013). Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2013/07/morre-leon-ferrari-o-artista-plastico-que-irritou-o-papa.html. Acesso em: 13 mai. 2025.
MATELLY, Sylvie. The Unexpected Impact of Prosperity: How the Manipulation of the Consequences of Globalization by the Far-Right Movements Endanger the International Order? CEBRI-Revista, Ano 3, nº 11, Jul-Set 2024. Disponível em: https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/227/324. Acesso em: 31 mai. 2025.
PAGANOTTI, I. Ecos do silêncio: Liberdade de expressão e reflexos da censura no Brasil pós-abertura democrática. Tese (Doutorado em Sociologia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 342. 2015.
VIEIRA, Lívia de Souza; CHRISTOFOLETTI, Rogério. Impacto no jornalismo online: Cultura do clique, métricas e relevância social. Lumina, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 132–148, 2019.
STF. 2ª Turma cassa decisão que retirou especial de Natal da produtora Porta dos Fundos da Netflix (2020). Disponível em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=454612&ori=1. Acesso em: 13 mai. 2025.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2025-10-04 (2)
- 2025-10-04 (1)
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium

Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).