O PAPA E O DIABO NA TERRA DO SOL

TENSÕES ARTÍSTICAS E MIDIÁTICAS A PARTIR DE UM MURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.11083

Palavras-chave:

arte pública, liberdade de expressão, religião, mídia

Resumo

O presente estudo analisa a polêmica envolvendo o mural artístico na área externa da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, que retrata uma figura papal em contato com uma figura demoníaca, gerando debates sobre a liberdade de expressão artística e intolerância religiosa. A pesquisa objetiva compreender as tensões sobre o caso, empregando metodologia qualitativa baseada em análise documental de reportagens e manifestações públicas. Fundamentada em teorias sobre arte pública contestadora (Canclini, 2005) e estética da iminência (Canclini, 2012), a investigação evidencia como intervenções artísticas em ambientes públicos podem funcionar como catalisadores de debates sobre secularização, tolerância religiosa e os limites da provocação artística, contribuindo para o entendimento dos processos de negociação de valores em sociedades plurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Costa, UFBA

Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Faculdade de Comunicação e dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom) e Multidisciplinar em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da UFBA. Salvador, Bahia, Brasil. 

Carla de Araujo Risso, UFBA

Doutora em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Comunicação e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais – (PPGAV) e em Design (PPGDesign) da UFBA. Salvador, Bahia, Brasil. 

Referências

ACI DIGITAL. Governo de Buenos Aires pede fracas desculpas por exposição blasfema (2004). Disponível em: https://www.acidigital.com/noticia/1681/governo-de-buenos-aires-pede-fracas-desculpas-por-exposicao-blasfema. Acesso em: 14 mai. 2025.

CANCLINI, Néstor García. Hybrid cultures: strategies for entering and leaving modernity. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2005.

CANCLINI, Néstor García. A sociedade sem relato: Antropologia e Estética da Iminência. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: EDUSP, 2012.

CHARAUDEAU, Patrick. A Conquista da Opinião Pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo: Contexto, 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. A Manipulação da Verdade: do Triunfo da Negação às Sombras da Pós-Verdade. São Paulo: Contexto, 2022.

CORTEZ, Henrique. A ofensiva global da extrema-direita contra as universidades. São Leopoldo: IHU, 30 mai. 2025. Disponível em: https://ihu.unisinos.br/652748-a-ofensiva-global-da-extrema-direita-contra-as-universidades-artigo-de-henrique-cortez. Acesso em: 31 mai. 2025.

COSTA, Maria Cristina Castilho. Pós-censura – enquanto discutir for permitido. In: Pós-tudo e crise da democracia. COSTA, Maria Cristina Castilho; BLANCO, Patrícia. São Paulo: ECA-USP, 2018. Disponível em: https://www.palavraaberta.org.br/docs/Livro_PosTudo_PalavraAberta_Site.pdf. Acesso em: 27 mai. 2025.

EL PAÍS. León Ferrari, o artista argentino que irritou o Papa, está em cartaz no MASP (2015). Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/10/23/cultura/1445626155_473657.html. Acesso em: 13 mai. 2025

FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. Rio de Janeiro: Editora Guanabara. 1934.

G1. Papa Francisco em banquete com o diabo: grafite feito em campus da Ufba causa polêmica na internet (2024). Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2024/12/12/grafite-em-universidade-na-bahia.ghtml. Acesso em: 12 dez. 2024.

G1. Acusado de ataque à sede do Porta dos Fundos, Eduardo Fauzi vira réu na Justiça Federal por terrorismo e incêndio (2021). Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/01/19/acusado-de-ataque-a-sede-do-porta-dos-fundos-eduardo-fauzi-vira-reu-na-justica-federal-por-terrorismo-e-incendio.ghtml. Acesso em: 13 mai. 2025.

G1. Morre León Ferrari, o artista plástico que irritou o Papa (2013). Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2013/07/morre-leon-ferrari-o-artista-plastico-que-irritou-o-papa.html. Acesso em: 13 mai. 2025.

MATELLY, Sylvie. The Unexpected Impact of Prosperity: How the Manipulation of the Consequences of Globalization by the Far-Right Movements Endanger the International Order? CEBRI-Revista, Ano 3, nº 11, Jul-Set 2024. Disponível em: https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/227/324. Acesso em: 31 mai. 2025.

PAGANOTTI, I. Ecos do silêncio: Liberdade de expressão e reflexos da censura no Brasil pós-abertura democrática. Tese (Doutorado em Sociologia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 342. 2015.

VIEIRA, Lívia de Souza; CHRISTOFOLETTI, Rogério. Impacto no jornalismo online: Cultura do clique, métricas e relevância social. Lumina, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 132–148, 2019.

STF. 2ª Turma cassa decisão que retirou especial de Natal da produtora Porta dos Fundos da Netflix (2020). Disponível em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=454612&ori=1. Acesso em: 13 mai. 2025.

Downloads

Publicado

2025-10-04 — Atualizado em 2025-10-04

Versões

Edição

Seção

Artigos