PÁGINA GRAVADA
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.1.13-28Keywords:
página gravada, publicação sonora, processos de escrita, situações de escutaAbstract
Propõe-se investigar relações entre texto e som, trânsitos entre palavra e silêncio, entre processos de escrita e situações de escuta e leitura, articulados em alguns trabalhos artísticos que consistem em publicações sonoras e em outras publicações de artista. A partir de seus processos de escrita e de seus componentes impressos, as publicações abordadas suscitam experiências singulares de escuta: dos planos heterogêneos da página soa a leitura em voz baixa ou a "escrita em voz alta" e ressoam outros barulhos, ruídos e rumores nas escutas do leitor-ouvinte. Essas camadas acústicas podem se intersectar com a audição de registros sonoros, em trabalhos que também se apresentam em forma de disco. Num primeiro percurso investigativo, adentra-se as publicações Lecture on Nothing de Brandon LaBelle, Sound Page e Footsteps de Christian Marclay, BIOGRAFIA DE UMA PRATICANTE INVISÍVEL - Uma Tocha Acesa de Isabel Carvalho, Assonâncias de silêncios [coleção] de Raquel Stolf, bem como, SOUNDS OF SILENCE, publicação sonora editada por Mathieu Saladin, Patrice Caillet e Adam David.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).