Imaginação, memórias e sentimentos de background: a catarse de um Universo Paralelo
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.295-312Keywords:
imaginação, memória, catarse, Alejandro Pasquale.Abstract
Este trabalho se propõe a analisar como o processo criativo na mente de um artista conecta o fazer artístico, as memórias e o afeto envolvidos em uma relação familiar, culminando em uma série de quadros que compõem o acervo do pintor argentino Alejandro Pasquale e sua série de pinturas intituladas Uiverso Paralelo. A ênfase na análise está no papel da imaginação e dos sentimentos de background, não ligados a emoções específicas, neste processo. O referencial teórico passa pelas abordagens relacionadas às bases neurais da criatividade em Abraham (2016), ao processo de criação em Csikszentmihalyi (2008), à evocação de memórias em Izquierdo (2002) e Halbwachs (2003), além dos espaços poéticos de Bachelard (1993), entre outros. O artigo busca contribuir nos estudos da compreensão de como o processo criativo pode servir de catarse e ser fundamental no processo de cura em uma situação de luto vivida por um artista.
Downloads
References
ABRAHAM, Ana. The imaginative mind. Human Brain Mapping 37:4197–4211 (2016). Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/hbm.23300>. Acesso em: 12 fev. 2020
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
______. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo. Abril Cultural, 1978.
______. La poétique de la rêverie. 5. ed. Paris: P.U.F., 1971.
______. La terre et les rêveries de la volonté. Essai sur l"™imagination des forces. Paris: José Corti, 1948.
BOLA DE NIEVE. Disponível em: <http://www.boladenieve.org.ar/>. Acesso em: 15 mar. 2020.
CATROGA, Fernando. O culto dos mortos como uma poética da ausência. In: ArtCultura, Uberlândia, v. 12, n. 20, p. 163-182, jan.-jun. 2010. Disponível em: <http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF20/f_catroga_20.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2018
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: the psychology of optimal experience. New York, EUA: Harper Perennial, 2008
DAMíSIO, António. O erro de Descartes: Emoção. Razão e o Cérebro Humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
IZQUIERDO, Iván. Memória – Porto Alegre: Artmed, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).