Imaginação, memórias e sentimentos de background: a catarse de um Universo Paralelo
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.295-312Palabras clave:
imaginação, memória, catarse, Alejandro Pasquale.Resumen
Este trabalho se propõe a analisar como o processo criativo na mente de um artista conecta o fazer artístico, as memórias e o afeto envolvidos em uma relação familiar, culminando em uma série de quadros que compõem o acervo do pintor argentino Alejandro Pasquale e sua série de pinturas intituladas Uiverso Paralelo. A ênfase na análise está no papel da imaginação e dos sentimentos de background, não ligados a emoções específicas, neste processo. O referencial teórico passa pelas abordagens relacionadas às bases neurais da criatividade em Abraham (2016), ao processo de criação em Csikszentmihalyi (2008), à evocação de memórias em Izquierdo (2002) e Halbwachs (2003), além dos espaços poéticos de Bachelard (1993), entre outros. O artigo busca contribuir nos estudos da compreensão de como o processo criativo pode servir de catarse e ser fundamental no processo de cura em uma situação de luto vivida por um artista.
Descargas
Citas
ABRAHAM, Ana. The imaginative mind. Human Brain Mapping 37:4197–4211 (2016). Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/hbm.23300>. Acesso em: 12 fev. 2020
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
______. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo. Abril Cultural, 1978.
______. La poétique de la rêverie. 5. ed. Paris: P.U.F., 1971.
______. La terre et les rêveries de la volonté. Essai sur l"™imagination des forces. Paris: José Corti, 1948.
BOLA DE NIEVE. Disponível em: <http://www.boladenieve.org.ar/>. Acesso em: 15 mar. 2020.
CATROGA, Fernando. O culto dos mortos como uma poética da ausência. In: ArtCultura, Uberlândia, v. 12, n. 20, p. 163-182, jan.-jun. 2010. Disponível em: <http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF20/f_catroga_20.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2018
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: the psychology of optimal experience. New York, EUA: Harper Perennial, 2008
DAMíSIO, António. O erro de Descartes: Emoção. Razão e o Cérebro Humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
IZQUIERDO, Iván. Memória – Porto Alegre: Artmed, 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).