Editorial do Dossiê Poética gravada

processos, contaminações e conexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9989

Resumo

Para a composição desse dossiê, selecionamos um conjunto de textos que discutem relações entre a produção contemporânea de gravura e questões latentes na sociedade. Nas últimas décadas percebemos tanto uma movimentação em torno das técnicas tradicionais de gravura com temáticas emergentes, quanto em trabalhos que se estruturam a partir de desdobramentos da gravura (MARTINS; MESQUITA, 2012[1]; RESENDE, 2000[2]), dialogando com a arte impressa (MADERUELO, 2019[3]; DIDI-HUBERMAN, 1997[4]), com o hibridismo, com a apropriação (TALLMAN, 1996[5]), com as novas tecnologias, entre outras. Nas páginas que seguem o leitor encontrará pesquisas singulares discutindo as artes gráficas nas mais diversas vertentes.

 

[1] MARTINS, Carlos; MESQUITA, Ivo. Gravura em Campo expandido. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2012.

[2] RESENDE, Ricardo. Desdobramentos da gravura. In: KOSSOVITZ, Leon; LAUDANNA, Mayra; RESENDE, Ricardo. GRAVURA: Arte Brasileira do Século XX. São Paulo: Cosac & Naify/Itaú Cultural, 2000.

[3] MADERUELO, Javier. Arte impreso. Santander: Ediciones La Bahia, 2019

[4] DIDI-HUBERMAN, G. L’Empreinte. Paris: Centre Georges Pompidou, 1997.

[5] TALLMAN, Susan. The Contemporary print: from pre-pop to postmodern. London: Thames and Hudson, 1996.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Torres, UNESPAR, Campus Curitiba I - EMBAP

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2017). Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008). Bacharel em Gravura (2000) e licenciado em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1997). Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - PPGAV da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus Curitiba I - EMBAP (a partir de 2020). Curitiba, Paraná, Brasil. Atualmente tem pesquisado sobre Processo de criação, Gravura e Paisagem na perspectiva da Arte Contemporânea. 

Bernadette Maria Panek, UNESPAR

Artista plástica, pesquisadora e Professora Associada da UNESPAR, Curitiba Campus I. Especialista em história da Arte pela Embap, 1997; Mestre em Poéticas Visuais ECA/USP, 2003; Doutora na Linha de Pesquisa e História da Arte ECA/USP, 2008; Pós-doc com bolsa da Capes, Universidad del País Vasco/EHU, 2013. Integrante do GRACON – Gravura Contemporânea: reflexões e processos de criação. Atualmente desenvolve uma pesquisa teórica/prática sobre o andar como posicionamento político – livro arte e arte do caminhar. Reside em Curitiba, Paraná, Brasil. Site da artista: https://sites.google.com/ies.unespar.edu.br/bernadette-panek  Lattes: http://lattes.cnpq.br/2896459468286953. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9182-6008. E-mail: bernadette.panek@ies.unespar.edu.br.  

Downloads

Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Dossiê: Poética gravada: processos, contaminações e conexões