os dezenove milhões de nomes de maria camaleão : pedro lemebel no brasil colonial-técno-digital-ficcional do século vintchy-um
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9871Palavras-chave:
Performatividade, Linguagem, Nomeação, Apelido, CuirResumo
este trabalho propõe uma leitura travestida do texto “os mil nomes de maria camaleão”, de pedro lemebel, em articulações com outras referências artístico-teóricas. dois textos são desenvolvidos paralelamente – o de nestor no corpo do texto e o de debora nas notas de rodapé – para dialogar sobre corpos queer/cuir e seus processos performativos de nomeação como estratégia política de existência e sobrevivência. as estéticas e políticas queer/cuir são acionadas como operação de apropriação de discursos violentos endereçados a corpas dissidentes como forma de desestabilização das normas. o texto se encerra com um exercício de arte batismal: uma nova seção para a lista de apelidos apresentada por pedro em seu texto original, com uma atualização autoficcional de nomes, adjetivos e referências que se destacam na vivência de corpacuirs dissidentes em um interior suleado no brasil colonizado inserido na ficção-técno-digital no século vintchy-um.
Downloads
Referências
anzaldúa, gloria. a vulva é uma ferida aberta & outros ensaios. rio de janeiro: a bolha editora, 2021.
ciber_org. bofe. palestra-performance apresentada no seminário estéticas e artes contra-coloniais: confluindo práticas e saberes, 2024.
da quebrada, linn. mulher. são paulo: estúdio yb music, 2017. disponível em: <https://youtu.be/-50huug1ppo>. acesso em 10 out. 2024.
de perra, hija. “interpretações imundas de como a teoria queer coloniza nosso contexto sudaca, pobre de aspirações e terceiro-mundista, perturbando com novas construções de gênero aos humanos encantados com a heteronorma”. revista periódicus, 1(2), 291–298.
grunvald, vi. algumas reflexões pessoais sobre a descolonização da queer. in ayerbe, júlia (org). cidade queer: uma leitora. são paulo: edições aurora, 2017. p. 22-33.
lemebel, pedro. poco hombre: escritos de uma bicha terceiro-mundista. rio de janeiro: zahar, 2023. moira, amara. história do bajubá, a língua criada pelas travestis. palestra apresentada no seminário estéticas e artes contra-coloniais: confluindo práticas e saberes, 2024. disponível em: <https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=b_6p0lcwgig> acesso em 24 out. 2024.
mombaça, jota. não se nasce monstra, tampouco se torna. in: ayerbe, júlia (org). cidade queer: uma leitora. são paulo: edições aurora, 2017. p. 16-21.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-05-28 (2)
- 2024-11-07 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).