Archive and time in contemporary artistic production

a journey through six works

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8521

Keywords:

Arquivo, Tempo, Montagem, Obras Artísticas

Abstract

This text proposes to reflect on ways of appropriating the archive based on six artistic works. It starts with a theoretical discussion about archive and temporality through the authors Derrida, Koselleck and Samain and montage as Warburg's method to go through and present the works “Bibliotheca” (1992-2002) by Rosângela Rennó, “88 from 14.000” (2005) by Alice Miceli, “Aberto pela Aduana” (2019) and “Boa Aparência” (2000) by Eustáquio Neves and Baby in belly (2020) and Woman with a book, (2020) by Frida Orupabo and friction with the concepts about archive and time presented, in order to understand the ways of resignification and how the use of archives constitutes each work.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Keith Valéria Tito, Universidade de Goiás - Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual

 Doutoranda em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG) com pesquisa financiada pela CAPES. Mestre (UFG), bacharel e licenciada (PUC-GO) em História. Atuou como diretora do Museu da Imagem e do Som de Goiás. Atuou como Gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico. Possui experiência em gestão de museus, gestão de acervos museológicos, conservação fotográfica e pesquisa histórica.

Ana Rita Vidica, Universidade Federal de Goiás / Docente

Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFG) e da Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Doutora em História (FH-UFG) com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Mestre em Arte e Cultura Visual (FAV/UFG) e Graduada em Comunicação Social  - Publicidade e Propaganda (FIC/UFG). Vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Image (UFG/Cnpq).

References

ARANTES, Priscila. Reescrituras da arte contemporânea: história, arquivo, mídia. Porto Alegre: Sulina, 2015.

BELLOTTO, Heloísa. O sentido dos arquivos. In: I Ciclo de palestras da diretoria de arquivos institucionais. (Conferência pronunciada). UFMG, 2014.

CHECA, Fernando. La idea de imagen artística en Aby Warburg: el Atlas Mnemosyne (1924-1929). In: WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Ediciones Akal S.A: Madrid, 2010). DASartes. Eustáquio Neves lança | Museu Afro Brasil. Site: Dasartes. s/d. Disponível em: <https://dasartes.com.br/livros/eustaquio-neves-lanca-museu-afro-brasil/>. Acesso em: 19.11.2022.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

FERNANDES JR, Rubens. Fotografias deserdadas. Ed. Tempo D’Imagem, Fortaleza-CE, 2022.

GUIMARÃES, Juca. “Temos que buscar uma estética negra na fotografia”, diz fotógrafo Eustáquio Neves. In: Site Alma Preta. https://almapreta.com.br/sessao/cultura/temos-que-buscar-uma-estetica-negra-na-fotografia-diz-fotografo-eustaquio-neves/

KOSELECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.

OLUFEMI, Lola. Procurando fantasmas. In: Revista ZUM, n.21, outubro 2021, p. 32-51.

MELENDI, Maria Angélica. Bibiliotheca ou das possíveis estratégias de memória, In: RENNÓ, Rosângela. O arquivo universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

SAMAIN, Etienne. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. In: Revista Visualidades. Goiânia, v. 10 n.1, jan-jun 2012, p. 151-164.

SILVEIRA, Fernanda Antônia da. O inabitável em Alice Miceli: violência histórica do rastro da guerra. Dissertação de mestrado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.

VERAS, Luciana. Frida Orupabo. “Ocomeço é sempre o corpo”. In: Revista Continente, março de 2022. https://revistacontinente.com.br/edicoes/255/frida-orupabo

WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Ediciones Akal S.A: Madrid, 2010.

Published

2024-06-26 — Updated on 2025-05-28

Versions

Issue

Section

Artigos