Artilharia Ligeira:
A Atuação de Paulo Leminski e Luis Rettamozo no Campo Publicitário Curitibano
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.174-187Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como foi possível que a publicidade, hoje vista como indissociável do status quo capitalista, pode ser enxergada por artistas como Paulo Leminski e Luiz Rettamozo, como lugar passível de ser ocupado pela figura do artista, não apenas como fonte de renda, mas também como tática de guerrilha artística, modo de difusão e diluição de mensagens com alto teor de linguagem inovadora. Mesmo produzindo uma arte que se pretendia altamente sofisticada e inventiva, Leminski e Rettamozo que, também participam intensamente do publicitário curitibano entre o final da década de 1970 e o final dos anos 1980. Interessa, sobretudo, compreender o modo como buscaram articular uma argumentação que fundamentava esta atuação como estratégia legítima de intervenção artística no mercado e na comunicação de massas.
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