Artilharia Ligeira:
A Atuação de Paulo Leminski e Luis Rettamozo no Campo Publicitário Curitibano
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.174-187Resumen
El objetivo de este artículo es analizar cómo fue posible que la publicidad, ahora vista como inseparable del statu quo capitalista, ha sido vista por artistas como Paulo Leminski y Luiz Rettamozo, como un lugar que podría ser ocupado por la figura del artista, no solo como fuente de ingresos, sino también como táctica de guerrilla artística, medio de difusión y dilución de mensajes con un alto contenido de lenguaje innovador. Incluso produciendo un arte que pretendía ser altamente sofisticado e inventivo, Leminski y Rettamozo, que también participaron intensamente de la publicidad en Curitiba entre finales de los años 70 y finales de los 80, basaron esta actuación en una estrategia legítima de intervención artística en el mercado. y en la comunicación de masas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).