A natureza participatória de jogos de realidade alternativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.250-258

Resumo

Este ensaio busca explorar se o aspecto participativo é natural da produção humana e se as mídias e estruturas hierárquicas capitalistas tendem a fragmentar essa característica. Para isso, o gênero de jogos de realidade alternativa e suas comunidades de jogadores são explorados, e as características desse gênero de jogos são identificadas no projeto The Beast. Através dos estudos de Arlindo Machado, será observado como essas as mídias digitais contemporâneas possibilitam o desenvolvimento de experiências com essas características. Finalmente, será discutido se os jogos de realidade alternativa podem ser vistos como uma ferramenta de design participativo.

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Biografia do Autor

Leonardo Sandim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Possui graduação em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Concluiu um M.F.A. em "Design interativo e desenvolvimento de jogos" na Savannah College of Art and Design (2017). Trabalhando no doutorado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). Suas pesquisas e estudos enfocam o design de jogos e a relação entre a sociedade e os jogos. Trabalhou como professor assistente durante o mestrado na SCAD e como professor do Magistério Superior para o departamento de Design da UTFPR. Hoje trabalha como lead game designer na Hermit Crab Studio; Curitiba-PR, Brasil

Luciana Martha Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2002), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994) e graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1989). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR desde 1998 e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e no departamento de Design (DADIN). Foi coordenadora do PPGTE no ano de 2009 e orienta trabalhos dentro da Linha de Pesquisa Mediações e Culturas. Suas pesquisas privilegiam as relações entre Arte e Tecnologia, com ênfase nas implicações dessas relações para a área CTS. Em 2009, realizou estágio pós-doutoral como professora visitante na Universidade de Michigan, EUA, resultando no livro de sua autoria “Introdução à Teoria da Cor”, publicado pela editora UTFPR, 2011 (2ª edição 2015). É artista visual voltada para a pintura, participando de exposições individuais e coletivas; Curitiba-PR, Brasil

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Publicado

2023-06-23

Edição

Seção

Ensaios