Poles Dance
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.227-234Resumo
Este ensaio visual se fez de fotos tiradas durante vários anos de observação de um loteamento clandestino na periferia de uma cidade do interior paulista, o qual permaneceu embargado por uma década ou mais por ordem das autoridades municipais. Em 2017 os proprietários conseguiram regularizar o empreendimento e as obras foram retomadas. A exceção foram os postes de energia e iluminação urbana que foram instalados mesmo durante o embargo, criando, assim, uma imagem fantasmagórica das ruas que relutavam em ser reais, enquanto o gado pastava por sob eles. A maioria das fotos aqui apresentadas mostram os trabalhos em andamento com o contraste de materiais da vegetação, do concreto e da terra revolvida cujo relevo é acompanhado pela cadência da fiação. Mas o que está em questão aqui é como algo feio e desonesto pode ser a matéria de imagens que pelo menos pretendem ser belas. Esta hipótese aponta para a imagem fotográfica ser uma transfiguração da natureza mais do que uma mera reprodução.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Art&Sensorium - Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).