Crianças e adolescentes no museu de arte de Blumenau num vernissage:
A partilha estética
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.79-92Resumo
O artigo tem como objetivos: discutir as potencialidades dos Museus de Blumenau e região para a educação estética, cultural e artística e compreender por meio dos registros dos museus os objetos propositores para a educação estética, artística e cultural na perspectiva de compreender a política da partilha do estético. É parte de investigações sobre proposições estéticas nos Museus de Arte. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancora-se na Pesquisa Educacional Baseada em Arte com viés a/r/tográfico. A geração de dados com cinco crianças e adolescentes permeou registros fotográficos durante o vernissage e em narrativas em diário de “linhas”. Os resultados indicam que as crianças e adolescentes reconhecem os espaços museais como lugares de conhecimento e cultura, abertos ao público. Que a mediação cultural na relação com o artista presente durante o vernissage enriquece o diálogo e abre possibilidades de percepção sobre as obras e o entendimento sobre o sistema da arte. Que se envolvem mais em obras interativas. Reconhecer a presença das crianças e adolescentes como público em potencial nos indica a relevância de uma “escutatória” que considere o que as crianças têm a falar, uma escuta atenta, respeitosa e dialógica que se abra na mediação com esses sujeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Art&Sensorium - Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).