A ação de atitude transdisciplinar e de criatividade coletiva no espetáculo performático Chaos das 5
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.51-65Palavras-chave:
Processo criativo, criatividade coletiva, atitude transdisciplinarResumo
A discussão das artes pode atualmente permear outras áreas para além da discussão estética e ser incorporada por exemplo, na sustentabilidade. Esta abertura do campo parte de um conceito revisitado do que significa sustentabilidade e nos leva para uma discussão de transdisciplinaridade como forma de ampliar o espaço das artes e suas relações interartes. É diante deste cenário que apresentamos a obra performática Chaos da 5 que conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de várias áreas do conhecimento, que se uniram para realizar uma construção conjunta que aplica conceitos teóricos e metodológicos de suas áreas no processo criativo da performance.
Downloads
Referências
Chaos das 5. Imagens e edição: Thiago Morandi. Vídeo 31min 52s. Postado por Alice UFSJ em 27 de novembro 2018. Disponível em: https://youtu.be/85olXggE4EY. Acesso em 10 mai. 2020.
CLÜVER, C. (1997). Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Literatura E Sociedade, 2(2), 37-55. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p37-55
D'AMBROSIO, Ubiratan. A transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Terceiro Incluído. NUPEAT–IESA–UFG, v.1, n.1, jan./jun, 2011, p.1–13. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/teri/article/view/14393. Acesso em 10 mai. 2020.
EINSTEIN, Albert. Como vejo o mundo. Trad. H. P. de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
FERREIRA, Mayara Ferreira de; SONAGLIO, Kerlei Eniele. Perspectivas multi, pluri, inter e transdisciplinar no turismo. Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR. Vol. 3, n.1, p. 71-85. Penedo: UFAL, 2013. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/806. Acesso em 10 mai. 2020.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta – São Paulo: Hucitec, 1985.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
HIGGINS, Dick. Statement on intermedia. Dé-coll/age (décollage), v. 6, 1966.
JACOBI, Pedro Roberto. Meio ambiente e sustentabilidade. In: O município no século XXI: cenários e perspectivas. Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM. Ed. Especial. São Paulo, p. 175-183, 1999.
____________ Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e pesquisa, v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005.
JUNIOR, Neurivaldo Campos Pedroso. Estudos Interartes: uma introdução. Raído, v. 3, n. 5, p. 103-111, 2009.
LÉVY, Pierre. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Trad. Luiz Paulo Rouanet. -8 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
___________ Cibercultura. Trad Carlos Irineu da Costa. 3º ed. 1º reimpressão. – São Paulo: Editora 34, 2009.
LIMA, Maria Helena de. Diásporas mentais e mentes diaspóricas : emergências, novas tecnologias, música, educação. 2013. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/71283. Acesso em 10 mai. 2020.
O FUTURO QUE QUEREMOS. Documento final da Conferência Rio +20. Disponivel em: http://www.rio20.gov.br/clientes/rio20/rio20/documentos/documentos-da-conferencia.html. Acesso em 28 mai. 2019.
PAIM, Claudia. Coletivos e iniciativas coletivas: modos de fazer na América latina contemporânea. 2009. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/17688>. Acesso em 10 mai. 2020.
PIMENTEL, L. G. (2015). Processos artísticos como metodologia de pesquisa. OuvirOUver, 11(1), 88-98. https://doi.org/10.14393/OUV16-v11n1a2015-5
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. – Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. – São Paulo: Editora UNESP, 2001.
SIQUEIRA, Adilson Roberto. Arte e sustentabilidade: argumentos para a pesquisa ecopoética da cena. Revista Moringa. Volume 1. Número 1. P. 87-99. UFPB. João Pessoa. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/article/view/4800. Acesso em 10 mai. 2020.
The American Heritage Dictionary of the English Language (AHDictionary). Disponível em: https://www.ahdictionary.com/word/search.html?q=glitch. Acesso 09 fev 2019.
ZAMBONI, Silvio. A Pesquisa em Arte: Um paralelo entre arte e ciência. 2º edição. Campinas: Autores Associados, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).