Noções sobre a Filosofia da Arte como experiência durante a pandemia em 2020

Autores

  • Fábio Wosniak
  • Jociele Lampert

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.142-152

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre o impacto da pandemia ocasionada pelo COVID 19 nos encontros do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke. Os encontros do Grupo, que comumente costumavam acontecer semanalmente no ateliê de pintura da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, passaram a acontecer de forma remota. Objetiva-se refletir, pensando nos pressupostos da experiência estética e da arte como experiência de John Dewey (2010), acerca dos encontros remotos e as propostas estéticas praticadas. Sendo assim, esta é uma reflexão acerca dos encontros virtuais e seus impactos na continuidade dos estudos do Grupo, apontando pensamentos acerca da experiência de estudar pintura em ambiente remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BRUNER, Jerome S. Sobre o conhecimento: ensaios da mão esquerda. São Paulo: Phorte, 2008.

CUNHA, Marcus Vinicius. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

______. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo (uma reexposição). 4. ed. São Paulo: Nacional, 1959.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2011.

LAPOUJADE, David. William James, a construção da experiência. São Paulo: N-1, 2017.

MUÑOZ. R. A experiência internacional com os impactos da COVI-19 na educação. 2020. Disponí­vel em: https://nacoesunidas.org/artigo-a-experiencia-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na-educacao/. Acesso em 14 abr. 2020.

SULLIVAN, Graeme. Art pratice as research: inquiry in the visual arts. USA: Sage,2005.

VIADEL, Ricardo Marí­n. Investigación em Educación Artí­stica. Granada: Universidad de Granada, 2005.

WOSNIAK, Fábio. Reflexões sobre Formação Docente, Arte e Tecnologia: preâmbulo para uma proposta pedagógica baseada nas artes visuais. In Silva, Maria Cristina da Rosa F. da. Formação docente, arte e tecnologias: contribuições do campo sócio-histórico. Campinas: Alí­nea, 2017.

____________. Experiência Formação docente Artes Visuais. Tese (doutorado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduacão em Artes Visuais – PPGAV, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, p.245. 2019.

Sites:

https://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/coronavirus-falta-de-acesso-a-internet-amplia-fosso-de-desigualdades/

Downloads

Publicado

2020-11-27

Edição

Seção

Eixo Temático "Arte e Covid-19"