Ela não está lá: a ausência como potência performativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.028-037

Palavras-chave:

Ana Mendieta, Ausência, Performance, Presença.

Resumo

Ao examinar ações da performer cubana Ana Mendieta, esse estudo pretende problematizar e ampliar a noção de ausência como potência performativa nas artes presenciais. Entre as performances elencadas nessa análise, estão aquelas que trazem à discussão a condição de desterritorialização e as consequentes marcas na trajetória artí­stica de Mendieta. Desse modo, parte-se da acepção dicionarizada do vocábulo "ausência" no intuito de construir ao longo dessa escrita outras miradas possí­veis para questionar o estatuto hegemônico da presença como aquela uní­voca atrelada ao corpo do(a) perfomer.

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Biografia do Autor

Moacir Romanini Junior, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Moacir Romanini Junior é diretor, ator-performer, professor e pesquisador em Artes da Cena. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, em 2006, foi diretor e professor de teatro durante oito anos no Paraná. Professor da Graduação em Artes Cênicas da UEL, em 2013, em caráter temporário.

Mestre pelo Instituto de Artes da Unicamp, sob a orientação de Matteo Bonfitto, atualmente desenvolve uma pesquisa de doutorado na mesma universidade a orientação da Pq. Dra. Ana Cristina Colla.

Em São Paulo integra a Seis + 1 Cia. de Dança e a Cia Cavala.

Pela Prefeitura da cidade de São Paulo foi Artista-Orientador do Programa Vocacional, atualmente colaborando com processos criativos no Teatro Zanoni Ferrite.

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Publicado

2020-11-25

Edição

Seção

Artigos