A obra de Cristina Iglesias sob o olhar da crí­tica de arte: alguns posicionamentos

Autores

  • Maryella Gonçalves Sobrinho Instituto Federal do Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.270-289

Palavras-chave:

Cristina Iglesias, revisão crí­tica, crí­tica de arte, arte contemporânea

Resumo

Nesse texto apresento uma sí­ntese do estado da arte a respeito da artista Cristina Iglesias. Sua obra permite diversas abordagens; sendo assim, os autores que se dedicaram a escrever sobre seu trabalho alternam pontos de vista. Enquanto uns partem das possibilidades interpretativas de sua obra e formação, buscando referências externas à história da arte, outros se atentam somente aos aspectos formais. Aliado à sua fortuna crí­tica, apresento aspectos de sua formação e alguns momentos chaves de sua carreira. Para isso, considerados textos acadêmicos e curatoriais, dentre os quais se destacam os autores Miguel Ángel Hidalgo Garcia (2008), Lynne Cooke (2013) e Javier Maderuelo (1996). Esse texto é também uma sí­ntese da minha tese de doutorado, que abordou a obra da artista de forma mais aprofundada.

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Biografia do Autor

Maryella Gonçalves Sobrinho, Instituto Federal do Goiás

Doutora em Teoria e História da Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc), mestre em Teoria e História da Arte pela Universidade de Brasí­lia (PPG VIS – UnB). Em 2017, foi bolsista de doutorado sanduí­che na Universidad Autónoma de Madrid, com bolsa CAPES. Atualmente é graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo (UNIPLAN). É Professora do Ensino Técnico, Básico e Tecnológico no Instituto Federal de Goiás, Campus Águas Lindas. Brasí­lia, Distrito Federal, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4030-2850. Contato: maryellags@gmail.com

Lattes:http://lattes.cnpq.br/2461664077185391

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Publicado

2020-06-09

Edição

Seção

Artigos