Pode Lascaux ser pensada como um Site Specific?
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.150-162Palavras-chave:
Gruta de Lascaux, Texto Visual, Intertextualidade, Site Specific, Ensino de arte.Resumo
Este texto foi inseminado no ventre da caverna de Lascaux IV, provocado pelas relações que suas imagens oferecem para cotejamento com concepções artísticas surgidas milênios depois, culminando com o cotejamento do conceito de site specific com o da própria caverna. Ampara-se teoricamente em estudos linguísticos de L. Hjelmslev (1991) e propostas de M. Bakhtin (1988), revistas por J. Kristeva (1969). Embora filiado aos estudos semio-linguísticos, não se desconsideram postulações teóricas de outras matrizes, como A. Warburg (2010) e G. Didi-Huberman (2008; 2014). As relações entre imagens produzidas em espaços e tempos distantes entre si podem ser fontes relevantes para aulas de arte nas escolas.
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