Ruína Programada
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2014.1.02.69-78Palavras-chave:
desenho, ruína, processo artísticoResumo
Este artigo apresenta considerações acerca da obra Partially Buried Woodshed do artista Robert Smithson priorizando a atenção na relação entre desenho e ruína. Para isto analisa o processo de realização desta obra mencionando a idéia de entropia e a tendência a uma metodologia dialética que foram fundamentais ao artista. O entendimento de temporalidade com o qual Smithson trabalha relativiza o encadeamento causal e lhe permite elaborar a noção de "ruína em reverso" , posicionamento que estimula a refletir sobre a participação do desenho em seu processo de trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).