FALSIFICAÇÃO E AUTENTICIDADE A PARTIR DAS RELÍQUIAS MEDIEVAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.11126

Keywords:

Autenticidade, Relíquias, Falsificação, Arte e Religião, Teoria da Arte

Abstract

This paper analyzes the historical and conceptual origins of the notion of authenticity in Western art, relating it to the medieval cult of sacred relics. It demonstrates that the valorization of originality and authorship, and, consequently, the disapproval of forgeries, is a cultural construct. Through notable examples, it highlights the transposition of religious logic into the artistic field, in which the secular sacralization of the artist and the artwork reveals the transfer of authentication mechanisms to the art system.

 

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Author Biography

Marlon José Alves dos Anjos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pesquisador com atuação especializada na interface entre arte, criminalidade e patrimônio cultural, com ênfase na identificação, análise e prevenção de falsificações artísticas. Desenvolve abordagem interdisciplinar que articula História da Arte, filosofia da arte, análise material de obras fraudulentas, políticas de autenticação e estratégias de conservação e proteção patrimonial. Doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na qual investiga a conceituação, gestão e implicações institucionais da falsificação de obras de arte no Brasil contemporâneo (2025). É mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com dissertação defendida em (2014-2016), na qual analisou os impactos conceituais e epistemológicos da falsificação na arte moderna e contemporânea. Graduou-se em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), em (2008-2011), tendo como objeto de pesquisa de conclusão os métodos químicos e físicos empregados por falsificadores na produção de obras fraudulentas. Entre 2017 e 2019, atuou como professor colaborador no Departamento de Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Curitiba II, ministrando disciplinas como Pintura II, Desenho II e Processos e Procedimentos Artísticos Bidimensionais. De 2018 a 2021, atuou como avaliador ad hoc de periódicos científicos da área de Artes, como Mosaico: Revista de Pesquisa em Artes, Palíndromo e Ícone: Revista Brasileira de História da Arte. Foi também colunista colaborador da revista digital R.Nott Magazine, entre 2015 e 2018, contribuindo com textos críticos sobre artes visuais e cultura contemporânea. Sua trajetória artística contempla prêmios e reconhecimentos em editais e salões de arte nacionais. Dedica-se à pesquisa da interseção entre arte e crime, com ênfase na falsificação de obras de arte, história da arte forense e preservação de acervos culturais. Paralelamente, investiga poéticas visuais contemporâneas que tensionam os conceitos de autoria, autenticidade e valor, abordando a subversão como estratégia crítica na arte e os diálogos entre as imagens e os códigos.

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Published

2025-11-19