O processo de formação do acervo e da instituição NovoMuseu/MON
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.1.001-013Palavras-chave:
História, Arte, MuseuResumo
O objeto de pesquisa é o NovoMuseu, fundado em 2002, que passa a se chamar Museu Oscar Niemeyer no ano seguinte. Este museu inicia suas atividades com um acervo já formado, constituído com mais de 1000 obras e o foco da pesquisa está na constituição deste conjunto de obras, pois reuniu acervos de outros locais já extintos, como o Museu de Arte do Paraná – MAP, e os trabalhos reunidos em Salões ou doações de clientes do banco Banestado. Afirma-se no decorrer do artigo que o museu é híbrido por várias vertentes, especialmente pelo processo de formação do acervo cuja investigação através da história da cultura e da instituição artística encontra-se neste texto. Adiante, é apresentado um exemplo com duas obras da coleção juntamente com considerações sobre o uso do acervo como tática. Finalmente, conclui-se que o caráter híbrido do Museu Oscar Niemeyer é fundado na formação do acervo e que é preciso, como público, fazer novos usos diante das suas exposições e de sua arquitetura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-01-23
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).