IMAGENS, PAISAGENS, VISUALIDADES E SUJEITOS – (RE)CONSTITUIÇÕES BIOGEOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.2.80-96Palavras-chave:
Biogeografia, Imagens, Identidades culturais,Resumo
Na produção artística contemporânea as identidades têm sido resignificadas a partir das múltiplas opções teóricas, críticas e artísticas que subsidiam as práticas artísticas. O sujeito se tornou imagemhomem ou homemimagem das experiências que cada artista absorveu por "forças da subjetividade" biográfica. Desse modo, a identidade cultural tornada coisa com recorrência na arte contemporânea toma de biografias (autobiografias ou biogeografias outras) para se constituir como imagem/obra da produção artística na atualidade. Consciente ou inconscientemente, esses sujeitos com identidades culturais não são significados como experiências biográficas em algumas produções contemporâneas, tendo em vista uma noção restritiva dos próprios artistas do conceito de identidade multíplice na contemporaneidade. De outro modo: o conceito de paisagem biográfica e estéticas outras, ao proporem diálogos identitários transculturais na produção artística contemporânea, bem como a (re)constituição de imagem e experiências latino-americanas pós-coloniais, por entender que as imagens e experiências são biogeográficas e múltiplas, quer ex-por visualmente as imagens, identidades e experiências biogeográficas "apagadas" pelos discursos hegemônicos europeus e norte-americanos para "expansão em outros campos do saber" da arte contemporânea no brasileira, por exemplo, pela crítica biográfica (SOUZA, 2002) e tomando da teoria pós-colonial (MIGNOLO, 2003).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-25
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).