PÁGINA GRAVADA
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.1.13-28Palavras-chave:
página gravada, publicação sonora, processos de escrita, situações de escutaResumo
Propõe-se investigar relações entre texto e som, trânsitos entre palavra e silêncio, entre processos de escrita e situações de escuta e leitura, articulados em alguns trabalhos artísticos que consistem em publicações sonoras e em outras publicações de artista. A partir de seus processos de escrita e de seus componentes impressos, as publicações abordadas suscitam experiências singulares de escuta: dos planos heterogêneos da página soa a leitura em voz baixa ou a "escrita em voz alta" e ressoam outros barulhos, ruídos e rumores nas escutas do leitor-ouvinte. Essas camadas acústicas podem se intersectar com a audição de registros sonoros, em trabalhos que também se apresentam em forma de disco. Num primeiro percurso investigativo, adentra-se as publicações Lecture on Nothing de Brandon LaBelle, Sound Page e Footsteps de Christian Marclay, BIOGRAFIA DE UMA PRATICANTE INVISÍVEL - Uma Tocha Acesa de Isabel Carvalho, Assonâncias de silêncios [coleção] de Raquel Stolf, bem como, SOUNDS OF SILENCE, publicação sonora editada por Mathieu Saladin, Patrice Caillet e Adam David.
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